Destaques

Eleições 2020: O Diário entrevista Doris Neumann (Patriota), candidata a Prefeitura de Nova Petrópolis

19/10/2020 - 17h17min

Doris Neumann, candidata pelo Patriota (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – A advogada Doris Neumann, e o Tenente aposentado, e estudante de direito, Marco Antônio, têm a renovação como principal bandeira. Juntos, formam a chapa do Patriota e disputam as eleições sem coligações nem ex-políticos no partido. Se eleita, Doris será a primeira prefeita de Nova Petrópolis.

O que será prioridade em seu governo?

Queremos recuperar a autoestima do funcionário público. Ele estando bem consigo mesmo, ele faz um bom serviço para a comunidade. É nossa primeira proposta, independente de religião, partido ou cor. Não rasgaremos a Constituição. Alguns estão se escondendo atrás da pandemia e mudando nossos valores. Temos que deixar nosso povo trabalhar, lutar sem amarras.

O que pretende fazer para solucionar o problema de falta de água?

Facilitar e incentivar o uso de cisternas, levar isso imediatamente para os prédios públicos. Investir em recuperação de nascentes, usando energia renovável, buscando a sustentabilidade. Isso fará com que deixemos um legado. E intervir positivamente na Corsan, ver o que acontece com o maquinário, saber quando é necessário desassorear a barragem. E eu vou garantir uma coisa: não vai faltar a água! E não podemos admitir que o agricultor esteja impedido de cultivar por falta de políticas que permitam e facilitem a realização de poços artesianos.

Como pretendem lidar com o acesso à informação da imprensa e dos munícipes?

Somos operadores do direito e cumprimos a Constituição, que se sobrepõe a qualquer outra lei, inclusive a decretos que nos tiraram o direito de ir e vir. Nossa relação, tem que ser transparente, ética e moral. As pessoas têm que ter o conhecimento de como as coisas estão para evitar qualquer tipo de desconfiança, daremos toda a informação para que ela chegue aos moradores da maneira mais fidedigna.

O que não existe hoje em Nova Petrópolis, mas vocês farão e deixarão como marca de governo?

As pessoas lembrarão de nós como um pessoal que trabalhou com dignidade, ética, moral, comprometimento, transparência e foram conservadores buscando manter os valores que se perderam. Muito se fala em respeitar o agricultor, mas eles estão desistindo pela falta de apoio do Executivo e órgãos que deveriam representá-los. Temos que participar da vida deles, amparar aqueles que fazem parte da comunidade.

Vocês são novos na política. Como pretendem lidar com oposições e as críticas?

Sem críticas, não evoluímos. Um dos exemplos é do nosso presidente, que sempre foi muito aguerrido nas suas colocações. Com o tempo, viu que as pessoas não se identificavam e não o escutavam. Então ele se transformou para melhorar e atingir mais pessoas. Eu me espelho no Bolsonaro porque eu sou um pouco assim. Mas com as críticas, a gente vê que nós precisamos ser mais polidos, ter mais calma e conseguir o que é certo.

Por que os eleitores devem escolher vocês e não os outros?

Somos o novo e não trouxemos nenhum resquício da política ultrapassada, de conchavos, favores e troca de cargos. Quem paga o salário dos administradores, é a população, e ela é a maior interessada em ter uma boa prestação do serviço público. O que mais se vê hoje, são políticos presos em amarras e não podem se manifestar contra uma realidade, como a falta de água. Sabemos que a população tem anseio de mudança.

“A Corsan precisa de uma intervenção positiva. Ver o que está acontecendo. Eu vou garantir: não vai faltar a água!”

Doris Neumann e o candidato a vice-prefeito, Tenente Marco Antonio (Créd.: Dário Gonçalves)

SEGURANÇA

Queremos estimular a criação de grupos de WhatsApp dos moradores, visando a troca de informações sobre segurança. Cada grupo terá um representante com uma ligação direta com a policia. Se alguém vir algo errado, coloca no grupo. Junto, um trabalho intenso de monitoramento. Segurança pública é um dever principalmente do Estado, mas quando ele é omisso, o poder municipal tem que intervir. Sabemos onde buscar recursos e material humano. Teremos também um gabinete de segurança, comandado pelo vice. Ele terá essa missão, justificando seu salário.

OBRAS

Vejo a necessidade de pequenas ações. Estive na UBS da Linha Temerária, onde uma senhora, numa cadeira de rodas, teve os pontos retirados na rua porque não tinha como entrar. É muito hipócrita achar que cumpriu a função, fazendo empréstimo e jogando asfalto. Ouviremos a população sobre o que ela mais necessita, e se ela disser “precisamos de asfalto”, faremos, porque já temos o comprometimento do Governo Federal que nos dará o apoio. Obras serão feitas, todas que a população desejar e demandar, mas sem onerar o erário público e sem empréstimos.

TURISMO

Teremos uma pessoa com conhecimento e responsabilidade que valorize o dinheiro da população. É vergonhoso o que ocorreu no último Natal, em relação aos gastos. Com a nossa administração, o turismo irá muito bem, obrigado. Nós precisamos de novidades e estamos em tratativas com empresários alemães para trazer um parque temático que colocará Nova Petrópolis no mapa do turismo mundial. É preciso coragem para mudar e não viver só de eventos. E também incentivar o turismo rural, fazer as pessoas conhecerem nosso interior e nossas origens.

EDUCAÇÃO

Nós valorizaremos os professores, disponibilizando cursos e aprendizado. Ofertaremos acompanhamento psicológico permanente para professores e alunos, para que estejam sempre motivados, principalmente pós-pandemia. E é inadmissível que nossa Educação Infantil esteja nas mãos de uma associação (ATURMA), que recebe R$ 460 mil por mês do município para gerenciar o corpo docente. Por que dependemos da associação, se temos uma secretaria de Educação? A Educação Infantil é responsabilidade do município, não de uma associação. E buscaremos uma creche 12 meses por ano.

“Ouviremos a população sobre o que ela mais necessita, e se ela disser “precisamos de asfalto”, nós faremos”

SAÚDE

Temos uma parceria com o Dr. Martim Portner, que é muito elogiado no tratamento da pandemia. Muitos seguiram protocolos e ele fez o tratamento correto desde o início. Ele valoriza a vida, e não a doença. Com ele, teremos a mini UPA 24 horas para atendimento emergencial. Continuaremos com a parceria com o hospital, e eu prometo a mamografia em Nova Petrópolis e outras surpresas. Não se pode admitir que uma mulher vá para Caxias fazer um simples exame de mama, isso dificulta a prevenção. Queremos focar na prevenção da saúde, principalmente a da mulher.

DESAFIOS

O maior será identificar as consequências da pandemia. Buscar meios de fomentar o emprego, valorizar os empresários que trarão empregos e dar liberdade para empreender. Não existe máquina de dinheiro, ele vem da população. E para identificar esses problemas, teremos o CIA – Canal Interativo Aberto, para a população enviar denúncias, reclamações e sugestões. Precisamos nos aproximar dos moradores.

Doris Neumann e o candidato a vice-prefeito, Tenente Marco Antonio (Créd.: Dário Gonçalves)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário