Destaques

Eleições 2020: O Diário entrevista Jerônimo Stahl Pinto (PDT), candidato a Prefeitura de Nova Petrópolis

19/10/2020 - 17h30min

Atualizada em 19/10/2020 - 20h02min

Jerônimo Pinto, candidato pelo PDT (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – Jerônimo Pinto é advogado, acumula três mandados como vereador e foi presidente da Câmara duas vezes. Ao seu lado, Ricardo Lawrenz (Progressistas) professor há 35 anos, ex-secretário de Educação no governo Lelo e vice-prefeito de 2009 a 2012. Juntos, buscam manter a situação na Administração.

O que será prioridade em seu governo?

Precisamos nos aproximar das lideranças comunitárias. Reforçar a energia elétrica no interior, alargar estradas, e a questão da água. Vejo essas como as principais ações. Nosso propósito é ampliar escolas e buscar recursos para construir novas na Linha Imperial, Vale Verde e bairro Piá. Bairros antigos carecem de infraestrutura básica.

O que pretende fazer para solucionar o problema de falta de água?

Fortaleceremos as associações que abastecem os bairros e os investimentos da Corsan devem continuar, pois ainda não temos condições de municipalizar. Precisamos de mais reservatórios, mais conexões, melhorias nos equipamentos para que o abastecimento não seja interrompido. Em frente à biblioteca, há um reservatório com capacidade para 150 mil litros, e há espaço para construir um novo aumentando para 500 mil litros.

“É compromisso nosso a construção de uma escola de Educação Infantil na Linha Imperial o mais rápido possível”

Como pretendem lidar com o acesso à informação da imprensa e dos munícipes?

A transparência deve vir em primeiro lugar. Trabalharemos de forma igual com todos os veículos, pois a comunidade precisa saber o que fazemos. Este será um governo novo, disposto a ajudar. Como presidente da Câmara, criamos o site da Câmara, as transmissões ao vivo e a assessoria de imprensa. Então uma das ideias é criar um “café com a imprensa” para expor os trabalhos.

O que não existe hoje em Nova Petrópolis, mas vocês farão e deixarão como marca de governo?

O PDT é um partido ligado à educação e queremos deixar esse legado com uma educação de excelência. Teremos um desafio muito grande de dar o pontapé inicial ao Nova 2050. E pós-pandemia, teremos que ter muito cuidado com a questão financeira. As pessoas estão com contas atrasadas. Então a Administração tem que ajudar a parcelar essas dívidas, facilitar que as pessoas tenham condições de estar em dia para que a gente realmente tenha uma saúde econômica.

Vocês buscam manter a situação no governo. Como pretendem lidar com oposições e críticas?

É difícil agradar a todos, mas temos que fazer o melhor para todos. Por exemplo, essa via alternativa, muitas pessoas estão satisfeitas, outras não, mas ela vai desafogar o trânsito do Centro. Então uma ação pode ser boa, mas também criticada. Ricardo tem experiência pública, como secretário e professor, e sempre lidou com muitas pessoas. Eu tenho 12 anos de experiência como vereador. Quando surge uma dúvida, é importante demonstrar todos os aspectos de uma ação e facilitar a comunicação.

Por que os eleitores devem escolher vocês e não os outros?

Estamos levando uma renovação, mas com experiência de 12 anos que estou a par dos acontecimentos. Ter ao meu lado o Ricardo, que é professor e gestor da Educação, é um ganho muito importante. De um lado, um gestor que construiu um projeto, e no outro, aquele que analisou na Câmara. Sabemos o que o município fez, o que precisa ser feito, quais são os caminhos, e o nosso plano de governo é um dos mais completos. Temos experiência e bagagem do Executivo e do Legislativo.

Jerônimo Pinto e o candidato a vice-prefeito, Ricardo Lawrenz (Créd.: Dário Gonçalves)

SEGURANÇA

O interior está muito desassistido, tem ocorrido muitos furtos, inclusive de animais. Por isso, precisamos de mais videomonitoramento, nos bairros e na zona rural. Temos que criar uma ponte de comunicação mais forte com as comunidades, e que elas tenham um representante que tratará da segurança conosco. É preciso uma maior circulação da Brigada Militar no interior. Precisamos valorizar o convênio com o Consepro e buscar sempre a parceria com a Polícia Civil e Brigada Militar. E também um olhar especial para o tráfico de drogas, para que isso não tome conta do município.

OBRAS

Temos o compromisso de continuar o esgoto cloacal, as pavimentações e captar recursos federais para a manutenção das estradas. Nossa meta é pavimentar e calçar 40 ruas durante a administração, e investir nas redes de água, com um corpo técnico acompanhando as obras. Temos projetos de algumas pontes e precisamos planejar como desviar o trânsito de veículos pesados da Av. XV de Novembro. Na ERS-235, até Linha Araripe, precisamos de rótulas e refúgios. Temos 900km de estradas de chão, que precisam de manutenção constante. Então, quanto mais calçamento, mais qualidade de vida.

TURISMO

Nós incluímos em nosso plano de governo a criação de um plano de marketing. Neste período de pós-pandemia, o turista será mais regional. Portanto precisamos divulgar Nova Petrópolis e trazer eventos corporativos, com um gestor focado, captando recursos, e explorar o Centro de Eventos. Temos uma rede hoteleira e gastronômica excelente, somos ricos em agroindústrias, e quem passa por aqui, precisa identificar isso. Vamos investir no cicloturismo e turismo rural, além de criar obras de paisagismo para fazer jus ao nome de Jardim da Serra.

“Sabemos o que o município fez, o que precisa ser feito, quais os caminhos, e o nosso plano de governo é um dos mais completos”

EDUCAÇÃO

Nós sempre tivemos um olhar para atender 100% das inscrições da Educação Infantil e temos conseguido. E por isso, pensamos em criar mais escolas, porque não podemos sobrecarregar as existentes. Tivemos escolas que aumentaram as salas, mas não os refeitórios, portanto, na sequência iremos fazer ampliações e também construir novas. Precisamos ter um olhar muito especial para a Linha Brasil, Linha Imperial e Linha Araripe porque há uma expansão urbana muito rápida. E é compromisso nosso a construção de uma escola de Educação Infantil na Linha Imperial, o mais rápido possível.

SAÚDE

Seguiremos com o convênio com o hospital, e tentaremos trazer mais especialidades. Hoje, as pessoas precisam se deslocar para longe para exames. Então visitaremos esses municípios de referência para agilizar o atendimento das pessoas que estão aguardando e sofrendo. Dependendo do procedimento cirúrgico, a pessoa precisa esperar até três anos, portanto precisamos diminuir isso. E também fazer com que empresas venham para Nova Petrópolis, para que prestem esse atendimento aqui. Também queremos focar em atividades preventivas para toda a população e ações para a 3ª idade.

DESAFIOS

O maior desafio será lidar com o orçamento enxuto pós-pandemia, a volta às aulas, a retomada dos eventos e a economia. Precisaremos recuperar empregos e, para isso, temos que valorizar as empresas locais para que mantenham. Precisamos rever nossas secretarias, motivar os concursados para serem mais eficientes. Essa motivação vem da valorização, conversa e planejamento. Temos tecnologia e recursos para dar respostas aos nossos munícipes.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário