Conecte-se conosco

Destaques

Eleja Online diz que eleições da Cooperativa Piá ocorreram normalmente

07/07/2021 - 16h38min

Jeferson Smaniotto foi reeleito para a presidência (Créd.: Divulgação)

Nova Petrópolis – Duas semanas depois das eleições da Cooperativa Piá serem realizadas, na qual Jeferson Smaniotto foi reeleito presidente, o assunto ainda rende especulações sobre o sistema de votação, que foi completamente online. Associados reclamaram que não receberam a senha para votação, mesmo tendo o cadastro confirmado, além de erros na contagem de votos na hora de escolher e confirmar os candidatos à diretoria e ao conselho administrativo. A Eleja Online, empresa responsável pelo sistema de votação, retornou os questionamentos do Diário nesta terça e quarta-feira, 6 e 7, e disse que tudo ocorreu “dentro da normalidade”, conforme atestado pela empresa de auditoria Oksi Gestão e Estratégia.

A Eleja não pôde revelar quantas pessoas se cadastraram e quantas conseguiram votar devido à cláusula de confidencialidade, porém, de acordo com a assessoria da própria Cooperativa, cerca de 1.600 associados se cadastraram, mas somente em torno de 1.000 votaram. O que representa que quase 40% dos inscritos não votaram.

“Se houvesse por parte da plataforma qualquer tentativa de manipular resultados, bastaria que o sistema não mostrasse quantos candidatos haviam sido escolhidos”

Sobre o não recebimento de senhas por parte dos associados, a empresa respondeu que, após o cadastro, havia um processo de tripla validação: conferir a identidade junto à lista de associados fornecida pela Piá; confirmar o documento de identidade através de imagem inserida pelo eleitor no sistema de pré-cadastro; por fim, conferir as informações junto à API da Receita Federal. Só então as senhas eram enviadas. “Todo este processo foi executado como forma de evitar fraudes e garantir a lisura das pautas votadas”. Além disso a Eleja disse que “eventuais falhas” que resultaram no não recebimento das senhas estão relacionadas aos serviços de operadoras de telefonia, que deveriam entregar as mensagens.

Matéria publicada na última sexta-feira, 2, mostra as reclamações dos associados

Contagem de votos

Vários foram os vídeos que circularam mostrando os associados selecionando a contagem de candidatos necessárias, mas na hora de confirmar o voto uma mensagem dizendo que nem todos estavam selecionados aparecia. Sobre isso, a resposta foi de que pode ter ocorrido falha na conexão de internet dos eleitores. “O sistema apresenta a tela de confirmação de voto justamente para que o eleitor possa confirmar se as suas escolhas estavam de acordo com o esperado. Mesmo quando existe falha, ele tem a opção de voltar e ajustar a sua escolha”. E empresa garante que os votos foram validados.

Não houve falhas por parte da Eleja Online

Alguns dos associados, como o caso de Elisete Oliveira, acreditam que não houve honestidade por parte da Piá e da Eleja, já que muitos não conseguiram participar e erros foram apresentados. Quanto a isso, a empresa diz que se tivesse a intenção de manipular os resultados, bastaria confirmar os votos sem que uma mensagem de quantos haviam sido selecionados fosse mostrada. “Por esse motivo o número de votos é informado, pois assim existe a oportunidade do eleitor recomeçar o seu voto, caso considere a informação incorreta”. A eleja disse também que esse tipo de erro, classificados como “falhas na internet do próprio eleitor”, foi mínimo comparado ao número de participantes.

A respeito do sistema fora do ar à tarde e a demora para acessar a plataforma relatado também por associados, a Eleja diz que os recursos estavam disponíveis o tempo todo, conforme constatado em Auditoria. “Não houve falhas por parte do Eleja Online. Nosso sistema suporta grandes cargas de acesso […]. De acordo com o laudo técnico apresentado, foi realizada uma completa Auditoria em todos os pontos de controle. […] Sobre a segurança e confiabilidade, a Auditoria comprovou o atendimento aos critérios estabelecidos […], permitindo aos inscritos a participação plena no Processo Eleitoral”.

0800

Conforme os problemas apareciam, os associados buscavam ajuda pelo telefone de suporte, 0800. Mas muitos relataram ao Diário e ao Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café que não conseguiam contato. A Eleja garante que tudo funcionou normalmente, sem registro de interrupção ou falha técnica.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.