Conecte-se conosco

Destaques

Em menos de três horas, duas cobras são capturadas dentro de casas em Estância Velha

03/02/2021 - 12h29min

Bombeiros capturaram os animais para libertá-los em local adequado (Crédito - Jéssica Ramos)

Estância Velha – Duas moradoras, dos bairros União e Lago Azul, tiveram uma dose extra de adrenalina logo pela manhã, nesta quarta-feira, 03. Isso porque as estancienses foram surpreendidas por cobras que invadiram as casas e se alojaram entre os móveis. Em ambos os casos, os Bombeiros foram acionados para capturar os animais.

A primeira ocorrência aconteceu por volta das 8h20, quando uma moradora do bairro União se deparou com uma cobra que se abrigou embaixo do sofá. Segundo os bombeiros, o animal era de uma das espécies mais venenosas do país, uma jararaca. Por sorte, não houve feridos, mas a dona da casa contou que quase pisou no animal por acidente.

A segunda ocorrência aconteceu perto das 11h, numa residência do Bairro Lago Azul. Nesse caso, a cobra foi encontrada por uma criança, no quarto da moradora. Alessandra Silveira, 31 anos, mãe da menina, disse que foi um pavor. “Ela viu a cobra sobre a cômoda e me chamou, desesperada. Puxei ela para fora do quarto, tranquei a porta e liguei para o meu marido que estava no trabalho”, relatou Alessandra.

O esposo da moradora acionou os Bombeiros que capturaram a cobra, ainda no quarto da filha do casal. O animal não era peçonhento, mas media mais de 1,5 metros. Alessandra disse que tem se sentido exposta com esse tipo de situação, pois, além da filha de 10 anos, o casal tem um bebê de 10 meses, que brinca pelo chão da residência.

“É difícil porque faz umas duas semanas que também encontrei um escorpião aqui em casa, perto das crianças. Um vizinho também teve a casa invadida por uma cobra não faz muito tempo. Penso que o mato, que cresce nos terrenos vizinhos, tem influência nisso. Alguma ação precisa ser feita para prevenir essas ocorrências”, desabafou Alessandra.

Ocorrências mais frequentes

Questionados sobre o que poderia estar influenciando no comportamento dos animais, os bombeiros explicaram que esta época do ano, com o calor, registra um aumento de invasões de residências, por parte de animais selvagens e peçonhentos também, que procuram abrigo e alimento. Outro fator que pode influenciar é a proximidade das casas a locais com maior vegetação.

A orientação dos bombeiros é que os moradores procurem manter os terrenos limpos, e acionem à Prefeitura para cuidar dos terrenos baldios. E, no caso de encontrar um animal em casa, se busque atendimento dos bombeiros. “Não há a necessidade de matar os animais. Nós os capturamos e soltamos em lugar adequado. Nossa orientação é que nos acionem e mantenham a distância, principalmente em situações perigosas, como as que envolvem cobras”, explicaram os bombeiros.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.