Destaques

Em poucos dias, seis homens foram vítimas do “golpe do nudes” em Herval

03/02/2021 - 16h45min

Atualizada em 03/02/2021 - 16h52min

Vítimas continuam caindo no golpe mesmo com todos os alertas sendo feitos (FOTO: Rogério Savian)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Em menos de duas semanas a Delegacia de Polícia Civil do município recebeu relatos de seis homens que foram vítimas do famoso “golpe do nudes” e, ao menos um deles depositou cerca de mil reais para os bandidos. Eles entraram em contato com a Delegacia depois que os estelionatários passaram a extorqui-los e, ao serem informados pelos policiais de que se tratava de um golpe, optaram por não registrar a ocorrência com receio pois, para isso, é necessário que a polícia acesse algumas informações, dentre elas as mensagens trocadas com os criminosos.

A mesma história de sempre

A estratégia usada pelos estelionatários é sempre a mesma: a vítima recebe uma solicitação de amizade no Facebook de uma garota de 18 anos ou menos, aceita, começam a conversar, instantes depois trocam número de WhatsApp, passam a trocar fotos íntimas e, aí, o golpe foi aplicado. Depois que a vítima manda fotos alguém liga se passando por alguma autoridade pedindo um determinado valor para não levar o caso à polícia. Em alguns casos, se dizem ser delegados, membros da família e advogados.

Nesse caso das vítimas hervalenses, quem entrou em contato foi um suposto advogado da família da menina com a qual trocaram mensagens. Ele teria afirmado que a moça estaria tendo transtornos por causa do que ocorrera, que é menor de idade e estaria quebrando tudo dentro de casa. Devido a isso, pediu um valor em dinheiro que deveria ser depositado para não levar o caso adiante.

Mas, é apenas uma farsa  

Tudo isso é uma farsa, uma mentira. O perfil da menina não é verdadeiro e as imagens não são da pessoa que está enviando. Do outro lado da linha há um criminoso usando fotos de terceiros para enganar suas vítimas. E, a pessoa que liga depois para ameaçar e pedir dinheiro não é nenhuma autoridade.

De acordo com o policial Victor Guarda de Almeida, da Delegacia de Herval, os moradores devem ficar atentos ao usar as redes sociais. É necessário que se tome cuidado ao aceitar solicitações de amizade de quem não se conhece, analisar se o perfil tem poucas fotos, poucos amigos, se tem contatos em comum. E, geralmente, os criminosos usam nomes simples.

O perfil das vítimas

Seis vítimas em uma semana é um número alarmante, pois mostra que a desinformação de parte da população às transforma em alvos fáceis dos estelionatários. O crime continua acontecendo mesmo com toda a divulgação e alertas sendo feitos de como funciona o esquema.

Dessa forma é importante que as famílias falem sobre isso, fazendo alertas para as pessoas próximas. De acordo com a polícia, essas seis vítimas são todos homens de meia idade, entre 40 e 50 anos.

Outro alerta que fica é que, mesmo sendo um “golpe de nudes”, é um crime se envolver com menores de idade com interesses escusos. Dessa forma, se não fossem estar sendo vítimas de um golpe, estariam, por outro lado, praticando algo ilícito.

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário