Destaques
Empresário de Nova Petrópolis faleceu vítima da Covid-19
Nova Petrópolis – O empresário do ramo gastronômico, Ido Schwantes, falecido no último dia 7 de maio aos 70 anos, foi vítima da Covid-19. Ele estava internado há cerca de três meses e foi a 52ª morte por coronavírus de munícipes.
No entanto, o registro de seu óbito levou alguns dias para ser confirmado no boletim epidemiológico da Prefeitura, que só aconteceu no dia 11, e também gerou dúvidas quando à pandemia em Nova Petrópolis, uma vez que foi informado que ele estava internado na UTI, mas desde o dia 6 a informação era de que não havia moradores do município internados em Unidade de Tratamento Intensivo.
A secretaria de Saúde explicou, sem dizer que o 52º óbito era Ido Schwantes, que isso aconteceu porque o paciente estava internado fora de Nova Petrópolis, em leito de UTI, com diagnóstico de Covid-19. Mas em determinado momento, ele foi transferido para uma ala de UTI “não-Covid”, pois já não estava mais infectado pelo coronavírus.
A informação que chegou à secretaria era de alta da UTI, uma vez que não constou a informação de que o paciente permanecia em UTI não-Covid. Desta forma, naquele momento, oficialmente o município não tinha mais residentes com quadro positivo de coronavírus internados em leito UTI, conforme divulgado no boletim.
Mas quando o empresário faleceu, através do atestado de óbito e de uma análise da Secretaria Estadual da Saúde, foi determinada a associação de sua morte à Covid-19, passando ela a integrar a estatística do município. Assim, o número de curados também sofreu alteração, diminuindo naquele dia de 2.755 para 2.754. Até a última sexta-feira, Nova Petrópolis contava com 2.840 casos positivos, sendo 2.767 curados, 18 em isolamento domiciliar, duas internações em leito clínico e uma em UTI, além dos 52 óbitos.
Quem era Ido Schwantes
O empresário foi fundador e proprietário do Restaurante Colina Verde, na Vila Olinda. Que completou 41 anos em 2021 e foi vencedor de diversos prêmios ao longo dos anos, como o de Melhor Cozinha Alemã 2019 da revista Sabores do Sul, e constantemente presente em matérias de jornais e canais de televisão. O Restaurante emitiu uma nota de pesar, lamentando a perda e ficou fechado por alguns dias em sinal de luto e respeito.
Schwantes igualmente idealizou e fundou o Hotel Jardins da Colina, também na Vila Olinda. O Hotel é um dos mais bem avaliados de Nova Petrópolis, obtendo cinco estrelas em praticamente todos os sites de reservas. Nas redes sociais, familiares, amigos e conhecidos deixaram centenas de comentários desejando força aos familiares. Ele foi sepultado no dia 9, no Cemitério Evangélico IECLB do Centro.
Acusação de tentativa feminicídio
No dia 2 de fevereiro, uma briga entre Ido Schwantes e sua esposa Marlene Schwantes, de 57 anos, terminou em caso de polícia. O empresário foi preso em flagrante, acusado por tentativa de feminicídio e porte ilegal de arma, depois de acertar dois tiros na esposa, um no braço e outro na mão. Ele ficou preso pouco mais de duas semanas e foi solto no dia 19 de fevereiro para responder em liberdade.
Na ocasião, Marlene se trancou no quarto após a discussão, ele foi atrás e tentou entrar no cômodo forçando a porta com um chute. Sem sucesso, atirou duas vezes com um revólver calibre .38 na altura da fechadura e, assim, atingiu a esposa que estava do outro lado, segurando a porta para ele não entrar. Na época, o delegado Camilo Pereira Cardoso disse que, mesmo sem intenção de acertá-la, ele assumiu o risco de matar pois sabia que ela estava no quarto.