Destaques
Encontro de Rural movimentou economia de Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – Durante três dias, centenas de pessoas de diversos estados do Brasil prestigiaram o 1º Grande Encontro de Rural, ocorrido entre 11 e 13 de fevereiro. Somente de veículos, 159 estiveram em exposição, a maioria deles contendo duas ou mais pessoas. Além disso, fora os turistas habituais que vêm da região, proprietários de Rurais vieram de outros estados, sem os veículos, apenas para curtir o encontro.
Isto fez com que a economia de Nova Petrópolis, principalmente dos setores hoteleiros e gastronômicos fosse bastante movimenta. Um dos organizadores do Encontro foi Clovis Schumann, dono do Hotel Pousada dos Plátanos. Segundo ele, mais de 90% das ocupações do estabelecimento foi dos participantes do Encontro. “A ideia é fazer mais eventos como esse, que façam os turistas ficarem mais dias e consumirem nas lojas, restaurantes, lancherias, etc”, comentou.
Baixa temporada
O diretor do departamento de Turismo da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), Marcelo Becker, que também é proprietário do Hotel Petrópolis, disse que o evento foi importante, principalmente por ocorrer em um período em que se inicia a baixa temporada. “Foi um evento diferenciado, que trouxe muitos visitantes. Tivemos reservas de até quatro diárias, lotando vários hotéis”, disse.
Por ser um evento de maior duração, os participantes permaneceram mais tempo no município, consequentemente, consumindo mais. Becker disse ainda que passou por Gramado durante o final de semana e percebeu por lá um movimento menor que o de Nova Petrópolis. “Estamos no caminho certo para este tipo de evento e certamente trará muitos resultados a todos”, concluiu.
Objetivo atingido
Para o secretário de Turismo, Rodrigo Santos, o Encontro superou as expectativas e atingiu o objetivo de movimentar a rede hoteleira, gastronômica, comércio e serviços. “Também demonstra que estamos preparados para receber os mais diversos tipos de eventos e que Nova Petrópolis, está se caracterizando para receber eventos privados”, destacou o secretário, que ainda adiantou que ainda em 2022 haverá a Feira de Energia Solar, Patchwork, Schultz e outros eventos empresariais.
O presidente da ACINP, Marcos Streck também considerou muito importante porque o Encontro trouxe pelo menos 500 pessoas para Nova Petrópolis, gerando consumo em diversos setores. “É importante esse posicionamento de Nova Petrópolis de sempre trazer eventos que agreguem, que girem a economia. As pessoas ficaram o final de semana inteiro, passeando, se hospedando, consumindo, etc”, comentou.