Destaques

Estância Velha: agroindústrias familiares poderão expandir negócios

12/02/2022 - 12h16min

Atualizada em 12/02/2022 - 13h17min

Empresária da agroindústria Sabores do Rancho, Rafaela Albuquerque Jacobus (Crédito: Reprodução)

Homologação ao Susaf viabiliza vendas intermunicipais

Daiani Aguiar

Estância Velha – A partir da adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS), as agroindústrias estarão aptas a comercializar em todo o estado. A homologação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

A novidade corrobora para o desenvolvimento rural para o mercado de produtos de origem animal fabricados pelas empresas locais. A publicação no Diário Oficial do Estado foi feita na terça-feira, 8, com aprovação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Segundo a empreendedora Rafaela Albuquerque Jacobus, da agroindústria Sabores do Rancho, a adesão era uma luta travada há bastante tempo. “Desde que se originou o Susaf, nós batalhamos para isso. Como produtora isso me traz segurança para comercializar a outros municípios dentro da lei”, afirma.

A pequena empresa, situada no Morro Agudo, que já existe há 12 anos, produz cerca de 250 a 300 litros de leite diariamente. A quantidade é dividida proporcionalmente conforme a demanda dos produtos fabricados, como queijos e iogurtes.

“Vamos conseguir manter sem preocupação as vendas para as cidades nas quais já conquistamos clientes durante a pandemia, através do decreto em vigor por meio do SIM”, destaca. Rafaela reforça, que a adesão veio para fortalecer a agroindústria familiar.

Cadastro

A possibilidade de registro ao Susaf é destinada às agroindústrias familiares inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) ou agroindústrias de pequeno porte. Para ingressar é necessário estar cadastrado junto ao Sistema de Inspeção Municipal e operar exclusivamente com mão de obra familiar ou com 10% de contratados.

Interessados devem procurar o Departamento de Agricultura, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) para orientação e encaminhamento da habilitação. O município já possui três agroindústrias regulares. “Vamos dar um grande salto e, assim, beneficiar nossas agroindústrias com as novas possibilidades de mercado que vão se abrir”, enfatiza o prefeito Diego Francisco.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário