Destaques

Estância Velha: cuidado para não ser uma vítima do “golpe da rifa”

10/02/2022 - 10h44min

Delegado Rafael Sauthier (Crédito: Daiani Aguiar)

Após caso recente, comunidade deve ficar alerta e comunicar à polícia

por Daiani Aguiar (daiani@odiario.net)

Estância Velha – Está sendo investigado pela Polícia Civil, o possível “golpe da rifa”, praticado por moradores de Taquara. O caso aconteceu na tarde de terça-feira, 8, no Centro do município. Duas mulheres foram capturadas pela Guarda Municipal (GM) e encaminhadas à Delegacia de Polícia, onde acabaram liberadas após o registro de ocorrência.

As duas abordavam pessoas em frente à agência Banrisul, principalmente as mais velhas, para comercialização de uma rifa sem autorização expedida pela Caixa Econômica Federal. O motorista de um automóvel, que estava com a dupla, também foi levado para esclarecimentos.

Nenhuma vítima denunciou a situação à polícia. De qualquer forma, fica o alerta para não se tornar vítima dos golpistas. Na praça, há várias modalidades que buscam a vantagem ilícita. No caso registrado, o material ofertado pelas investigadas indicava, que o valor arrecadado seria destinado a uma criança com paralisia cerebral.

Conforme explica o comandante da Guarda Municipal (GM), Everton Morschel, este tipo de apelo é praticado por pessoas que desejam “uma forma rápida de ganhar dinheiro”. Ele detalha que, geralmente, os autores desse tipo de crime persuadem as vítimas através de uma conversa convincente. “Vimos que esses golpistas procuram pessoas de mais idade e sozinhas para induzir, sacar e transferir valores”, explica.

“Vimos que esses golpistas procuram pessoas de mais idade e sozinhas para induzir, sacar e transferir valores”, detalha o comandante da GM

Orientações

De acordo com o responsável pelas investigações, delegado Rafael Sauthier, há cerca de um ano e meio que atua na Delegacia da Estância Velha, não se percebe um volume de ocorrências deste tipo específico de golpe. No último mês, por exemplo, nenhum caso foi registrado na cidade.

Apesar dos indicadores, ele pede atenção da comunidade. Sauthier lembra que a Polícia Civil possui um aplicativo chamado “PC Alerta”, onde diariamente a lista de golpes existentes é atualizada, a fim de precaver os cidadãos. “Nos dias de hoje é muito fácil cair em golpe, então é preciso ter muito cuidado e estar a par dos tipos que existem”, destaca.

O comandante da GM pede atenção por parte da comunidade e desconfie de vantagens exageradas. “Pedimos que você mais jovem oriente seus pais, avós, tios e conhecidos a não dar conversa a estranhos, ainda mais quando envolver dinheiro”, enfatiza Morschel.

Denúncia

Em caso de uma pessoa sofrer algum tipo de abordagem, a recomendação é de que todas as características da pessoa sejam repassadas às autoridades. Cor de roupa, tipo físico, se há algum tipo de automóvel nas proximidades e quantos suspeitos estão no entorno. Denúncias podem ser feitas para os telefones 153, 190 e 3561-9278. As ligações são gratuitas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário