Destaques

Estância Velha elegeu Legislativo 22 anos mais jovem

18/11/2020 - 17h13min

Estância Velha – O resultado das eleições municipais 2020 indicaram mudanças no Legislativo estanciense. Os eleitores optaram por não reeleger um candidato sequer na cidade. Além disso, os representantes eleitos para o próximo mandato somam uma média de idade 22 anos mais jovem, sendo que a média atual é de 57,6 anos e a dos candidatos que assumirão em janeiro é de 35,6 anos.

Os principais responsáveis pela diminuição da média de idade do Legislativo, para o período 2021-2024, são: João Gabriel Dilkin (PSDB), 20 anos; Yuri Campos (PTB), 21 anos; Gabriele (PDT), 22 anos; e Antônio Worst (DEM), de 23 anos, uma diferença de idade de sete anos para o vereador mais jovem do atual período, Diego Francisco (PSDB), que tem 30 anos.

A diferença de idade ainda aumenta em relação aos parlamentares mais velhos de cada período, pois dos vereadores atuais, Euclides Tisian – Gringo (PT) – tem 80 anos, e dos candidatos eleitos Jacob Immig (PTB) tem 62 anos.

Em relação à representatividade, o Legislativo de Estância Velha mantém uma maioria masculina, com sete, dos nove vereadores eleitos, homens. Com o resultado, a Câmara soma ao menos quatro mandatos com a média dentre uma a duas parlamentares mulheres.

A maior votação da eleição também se mantém com candidatos homens em Estância Velha e, inclusive, com representantes do mesmo partido, o PSDB, sendo ainda os mais jovens eleitos de cada pleito. Diego Francisco foi o vereador mais votado em 2016, com 1311 votos, enquanto João Gabriel Dilkin foi o mais votado neste ano, com 983 votos.

Apoio ao Executivo

Além de Estância Velha ter eleito uma Câmara mais jovem para os próximos quatro anos, a cidade elegeu uma maioria de vereadores de situação. Cinco, dos nove parlamentares, são da coligação PSDB e PTB, sendo que três deles são do partido do prefeito eleito, Diego Francisco (PSDB).

Copyright© 2020 - Grupo o Diário