Conecte-se conosco

Destaques

Estância Velha: médicos já podem receitar Cloroquina e Ivermectina

13/07/2020 - 13h00min

Atualizada em 13/07/2020 - 14h03min

Reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (Foto: Sandra Costa)

Estância Velha – A recomendação será dada aos médicos que atendem em Estância Velha depois da reunião, na manhã desta segunda-feira, da prefeita Ivete Grade, secretário da Saúde Vitor Berlitz e equipe técnica e jurídica da Saúde. O grupo decidiu por orientar os profissionais da área médica, para que, conforme critérios médicos e com a concordância do paciente, os medicamentos Hidroxicloroquina, Ivermectina e Azitromicina, entre outros, poderão ser prescritos de forma preventiva a Covid-19.

O médico infectologista, Ricardo Siegle, que também é o responsável técnico do Hospital Getúlio Vargas, fez questão de frisar que ele não recomenda o uso de medicações chamadas “fora da bula”, ou seja, sem indicação para a doença especificada na bula, mas que a decisão será de cada profissional, na relação com o paciente.

No caso de concordância médico/paciente para a utilização destes medicamentos, o paciente deverá assinar um Termo de Consentimento, se responsabilizando pelas contraindicações e efeitos colaterais causados por estas medicações. Este termo garante que o Poder Público não será responsabilizado, por possíveis efeitos negativos, na utilização do medicamento.

Alguns destes medicamentos já estão disponíveis na Farmácia Básica, para tratamento de outras enfermidades, como Azitromicina e Tamiflu. O Ivermectina, o município já está tentando comprar, já que a grande procura tornou o remédio escasso no mercado. No caso da Hidroxicloroquina, a Amvars, representando os municípios da região, já solicitou que o Governo do Estado encaminhe aos municípios, o medicamento fornecido pelo Ministério da Saúde.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.