Conecte-se conosco

Destaques

Estância Velha terá outro dia D de vacinação

12/11/2020 - 09h52min

Imunização, principalmente de crianças de um ano, está abaixo da meta no município (Crédito - Jéssica Ramos)

Estância Velha – A administração de Estância Velha divulgou nesta semana que o município terá um segundo dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação. Conforme divulgado, o objetivo é buscar a imunização da população local.

Para isto, no sábado, 21, quatro unidades de saúde no município serão abertas: Centro, Campo Grande, Rincão dos Ilhéus I e Bela Vista. O atendimento será realizado das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Público-alvo

O público-alvo da vacinação contra a poliomielite são crianças com idade a partir de um ano, até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Além das gotinhas, a multivacinação serve para atualizar a caderneta de vacina da faixa etária de zero a 15 anos, que tenham alguma vacina atrasada.

Além desta faixa etária, também devem comparecer nos postos de saúde, com caderneta e cartão SUS, pessoas da faixa etária de zero a 59 anos que não tenham feito a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).

A Vigilância em Saúde (Visa) terá também três equipes volantes fazendo a vacinação da comunidade, nos seguintes pontos estratégicos da cidade:

– Em frente à associação do loteamento Nova Estância, das 8h30 às 10h;

– Em frente à associação do loteamento Veneza, das 10h às 12h;

– Em frente à associação do loteamento União, 13h às 14h30;

– Em frente ao Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Mourão da Estância, das 15h às 16h30;

Uma equipe também passará de carro, promovendo a vacinação de moradores das ruas Granada (no bairro Rincão Gaúcho); e nas ruas São Cristóvão e Alta Tensão (no bairro Rincão dos Ilhéus).

A técnica de enfermagem e uma das responsáveis pelas imunizações da Vigilância em Saúde (Visa) da Secretaria Municipal da Saúde, Franciele Nunes Baum, destaca que o município está com a meta da cobertura vacinal em 71,29%.

“A procura, nas unidades, pelos pacientes está baixa, estamos fixando cartazes em mercados e terá um carro de som passando nos bairros para uma melhora na procura da comunidade. As crianças de um ano estão com a cobertura baixa. De 655 crianças dessa faixa etária, somente 385 realizaram a vacinação no município”, explicou Franciele.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.