Destaques

Feira de Herval oferece produtos locais todos os sábados

17/09/2020 - 15h43min

Atualizada em 17/09/2020 - 15h57min

Uma equipe de saúde monitora todos os que entram no espaço (Créd. Divulgação)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Diante do atual cenário da pandemia inúmeros produtores rurais tiveram quedas e perdas nas vendas com o fechamento dos comércios e demais serviços. A Feira do Produtor do município, pensada com uma visão turística e de valorização da agricultura familiar, foi criada em julho de 2019 a fim de valorizar o produtor local e o turismo, e, neste ano de 2020, também sentiu os efeitos da pandemia.

Logo no início, a feira teve suas atividades interrompidas por algumas semanas e, vendo que não seria mais possível prolongar o fechamento foram necessárias mudanças para dar continuidade ao trabalho.

Com união dos expositores, adotaram-se medidas de prevenção ao Covid-19. Foram instalados álcool em gel em todas as tendas e em locais estratégicos do espaço, uso de máscaras obrigatório e regras de distanciamento. Além disso, a feira conta com uma equipe de saúde que monitora a entrada de pessoas medindo a temperatura, autorizando entrada somente daqueles que não apresentam sintomas do vírus.

O pavilhão onde a Feira é feita é um amplo espaço, aberto e com ótima circulação de ar, não causando aglomerações. Conta também com chimarródromo e área verde, tornando o ambiente seguro e tranquilo.

Os atrativos do espaço

Antes da pandemia, eram feitas apresentações com bandinha típica e danças (Créd. Divulgação)

A feira sempre conta com produtos diversos, tais como frutas, verduras, legumes, artesanato, pães, bolos, cucas, biscoitos, cervejas, chope, bolinhos de batata, lanches, entre outros. Ela ocorre todos os sábados, das 7h30 às 11h30, no Centro, no Pavilhão da Feira do Produtor, que fica junto a prefeitura. Há placas indicando o caminho.

Antes da pandemia, a feira contava com apresentações culturais de bandinha típica e apresentação da saída dos roteiros da “Rota Caminhos do Teewald”, que sempre acontecia no primeiro sábado de cada mês e apresentava diversos pontos turísticos da cidade; após este período, a atividade deverá ser retomada.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário