Destaques
Feira do Livro: escritores compartilham talento em Picada Café
Picada Café – A oportunidade de conversar com diferentes escritores é um dos pontos altos da 21ª Feira do Livro de Picada Café, que iniciou nesta segunda-feira e seguirá até o próximo domingo. Além das lives com o patrono Pablo Morenno (foto) e os escritores Henrique Schneider e Mônica Guttmann, destaque para a programação da próxima sexta-feira, que prevê bate-papo e sessão de autógrafos com os escritores Pablo Morenno, Anna Claudia Ramos, Maria Luiza Puglia, Sofia Führ Molter e Henrique Schenider.
Conheça os escritores
Pablo Morenno
Licenciado em Filosofia e bacharel em Direito. É escritor e editor de literatura para crianças e jovens, músico, e palestrante na área educacional. Seus livros foram reconhecidos com o Prêmio Mário Quintana em Crônica/2006 e Poesia/2007, Prêmio Livro do Ano de 2010 da Associação Gaúcha de Escritores, Prêmio Cidade de Passo Fundo, Feira do Livro de Bolonha de 2017, Troféu Carlos Urbim 2017, Acervo Básico da FNLIJ. Como co-roteirista, recebeu o 13º Prêmio do IECINE- Instituto Estadual de Cinema -2017, para curta de animação.
Maria Luiza Puglia
Formada em nutrição e pós-graduada em psicopedagogia, foi professora de séries iniciais por mais de 20 anos. Escreve para crianças, jovens e adultos. Publicou seu primeiro livro em 2003. Recebeu o Prêmio Minuano Categoria Infantil em 2019 e Prêmio Açorianos de Literatura Infantil em 2020. Foi finalista do Prêmio Cidade de Passo Fundo e Prêmio AGES. Através do humor e da ironia, trata de temas importantes do cotidiano de crianças e jovens.
Anna Claudia Ramos
Escritora com mais de 80 livros publicados; professora de oficinas literárias, graduada em Letras, pela PUC-Rio; mestre em Ciência da Literatura, pela UFRJ. Viaja dando palestras e oficinas sobre sua experiência com leitura, bibliotecas comunitárias e escolares, e como escritora e especialista em LIJ. Participa de diversos projetos literários e de incentivo à leitura e das mais importantes Feiras de Livro do Brasil e do Exterior.
Mônica Guttmann
Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), arteterapeuta e escritora. É professora do curso de formação em arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientae, professora do Palas Athena, professora convidada em universidades, instituições e espaços culturais no Brasil e no exterior.
Tem vários livros publicados para o público infantil e adulto. Atende crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias em seu consultório particular e oferece assessoria para instituições de educação e saúde. Acredita que em nossas crianças (internas e externas) moram intensas e profundas feridas assim como nossa maior fonte de cura, criatividade, consciência e amor.
Sofia Führ Molter
É uma jovem escritora de 15 anos, que mora em Pelotas. Ela é estudante do 9° ano do Ensino Fundamental. Apesar da pouca idade, já publicou três livros. Sua primeira publicação foi aos 11 anos e se chama A Garota dos Livros. Para ela, escrever é algo muito natural. A garota, no entanto, sabe que o trabalho de um escritor não acaba quando o livro é publicado, por isso Sofia é muito ativa no marketing editorial e tenta levar suas histórias para o máximo de leitores possível. Palestras e rodas de conversa em escolas são comuns na rotina dela, assim como sessões de autógrafos em feiras de livros e livrarias.
Henrique Schneider
Nasceu em 1963, em Novo Hamburgo/RS – cidade onde hoje vive. Esteve desde cedo próximo da literatura. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e desde 1993 é sócio da FSKD e Advogados
É autor das novelas “Pedro Bruxo” (Editora Caetés, 3ª edição, esgotado), “O Grito dos Mudos” (Editoras L&PM e Bertrand Brasil, 8ª edição), “A Segunda Pessoa” (Editora Mercado Aberto), “Contramão” (Editora Bertrand Brasil, 2ª edição), “Respeitável Público” (Editora Dublinense, 2ª edição) e “Setenta” (Não Editora, 3ª tiragem). Além disso, é autor da novela juvenil “O Tempo Quase” (Editora Lê) e da coletânea de contos “A Vida é Breve e Passa ao Lado” (editora Dublinense, 4ª edição).