Destaques

“Perda histórica inestimável”, diz 19º BIMtz após incêndio em quartel de São Leopoldo

02/07/2018 - 15h47min

Atualizada em 03/07/2018 - 09h12min

São Leopoldo – Pelas redes sociais, o comando do 19º Batalhão de Infantaria (BIMtz), informou que o incêndio que atingiu o quartel, no início da tarde desta segunda-feira, destruiu o Pavilhão de Comando do Batalhão da Serra. “Não houve vítimas, mas todo o Pavilhão de Comando foi destruído, da Enfermaria (que fica à esquerda) à Sala Mal Floriano (direção), Seções… tudo… O que o fogo não consumiu, desabou ou está totalmente comprometido. Felizmente, não houve vítimas”, escreveram no perfil do batalhão no Facebook. 

Pelas imagens, ainda segundo a publicação, o fogo deve ter começado em uma dependência da área central superior do Pavilhão de Comando. Como não havia expediente nesta manhã devido ao jogo do Brasil, quando o pessoal de serviço percebeu as chamas, logo após o jogo, só teve tempo de retirar o armamento e a munição da Guarda e chamar o Corpo de Bombeiros, pois as chamas já estavam altas e não havia como combatê-las com os meios disponíveis ali.

“Além das perdas materiais de grande vulto, fica uma perda histórica e administrativa inestimável em documentação, fotografias, obras de arte e tantos outros objetos que contavam a história do Batalhão da Serra”, lamenta a nota.

O incêndio que destruiu o pavilhão principal do 19º Batalhão de Infantaria (BIMtz) do Exército Brasileiro, que fica em frente ao Hospital Centenário, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 13h30. As equipes de combate a incêndio permanecem no local, mas para concluir o trabalho de rescaldo do local.

O pavilhão principal – localizado na av. Theodoromiro Porto da Fonseca – é onde fica o setor administrativo do 19º BIMtz, de Força de Paz, conhecido como Batalhão da Serra. Nele, está concentrada toda a história documental do quartel, dos militares ativos e dos que já passaram por ali, além de quadros históricos e toda história escrita do 19º Batalhão de Infantaria.

O 19º BIMtz, de Força de Paz, conhecido como Batalhão da Serra, foi a primeira unidade das forças armadas a enviar tropas para o Haiti. É o único quartel especializado em missões de paz e uma das unidades mais tradicionais de nossas forças armadas, com participações que remontam a Guerra do Paraguai.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário