Destaques

Filhotes são abandonados em Estância Velha

22/01/2022 - 16h30min

Atualizada em 22/01/2022 - 17h16min

Filhote macho, com aproximadamente quatro meses de idade (Crédito: Divulgação)

Animais foram resgatados e estão disponíveis para adoção

Estância Velha – Quatro cães filhotes foram abandonados na rua Primeiro de Maio, próximo à rua 13 de Maio, no bairro Rincão da Saudade, na sexta-feira, 21. Os animais foram encontrados e recolhidos por populares, que passavam pelo local.

Acionado, o diretor de Proteção Animal da Secretaria do Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape), Edenilson Klaus, resgatou os filhotes. Eles receberam o tratamento clínico necessário, sendo desverminados e quando atingirem a idade, serão todos castrados.

“Já fazia dois meses que não tinham abandonos de ninhadas de filhotes na cidade. Foram largados em uma rua perigosa, mas graças à colaboração das pessoas, já estão bem e aptos para a adoção”, declarou Klaus.

Os filhotes participaram da feirinha que ocorreu sábado, 22, mas ainda não foram adotados. Atualmente eles estão em uma casa de passagem, sendo zelados enquanto aguardam novo lar.

Feira de Adoção

A Feira de Adoção acontece todos os sábados, das 9 às 13 horas, na Praça 1º de Maio, em frente a Sociedade Canto União, no Centro. Dos 40 filhotes disponíveis para adoção, 17 foram adotados, sendo oito gatos e nove cachorros.

Conforme explicou Klaus, os animais geralmente são inscritos pelos próprios tutores, sem condições financeiras para permanecerem cuidando. Para participar é preciso ser morador de Estância Velha e se comprometer com a castração da fêmea adulta que gerou cria.

“Conseguimos um valor abaixo, porque temos convênio”, salientou o diretor. Todos os filhotes são castrados aos seis meses de vida, de forma gratuita pela Prefeitura, independente se já estão com novos tutores.

Mesmo quem não consegue participar dos eventos, podem realizar a sua adoção, que continua acontecendo ao longo da semana. Interessados podem ligar para Klaus no telefone: 51 99725-6605 ou ainda para a Semape.

Além de filhotes, também há cerca de 40 cachorros adultos aguardando um lar. “Contamos com a comunidade, que adota bastante. É uma cultura que já se tornou referência aqui. Cerca de 40% das adoções são para fora do município, enfatizou.

Adoção feita por moradores de Ivoti

Copyright© 2020 - Grupo o Diário