Conecte-se conosco

Destaques

Fiscais agropecuários prosseguem em greve

06/12/2019 - 10h58min

Atualizada em 06/12/2019 - 12h18min

Ivoti/Estado – Em Ivoti são sete os funcionários lotados na Inspetoria Veterinária. A unidade local atende, além de Ivoti, Lindolfo Collor, Presidente Lucena, Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval. No dia 10 haverá mais uma manifestação do funcionalismo público estadual na Praça da Matriz, em Porto Alegre.

Os grevistas formalizaram um documento, que será apresentado na Câmara de Vereadores de Ivoti na segunda-feira, dia 9 de dezembro. Eles explicam a data de início da ação, que ocorreu em 26 de novembro, e os motivos da paralisação geral. A votação do pacote econômico do governo Eduardo Leite será nos dias 16,17 e 18 deste mês.

Os técnicos também explicam a sua função. “Realizamos atividades que contribuem de forma direta e indireta para o desenvolvimento do agronegócio no Estado. Trabalhamos para que produtos alimentares seguros cheguem à mesa do consumidor”, afirmam os funcionários.

O serviço deles envolve a fiscalização dos animais, de maneira a impedir que doenças como a brucelose, tuberculose, raiva, mormo e outras se disseminem.  Dessa forma, se impede que determinadas enfermidades afetem os rebanhos, pois as mesmas reduzem a produtividade e a renda dos produtores rurais. Também é fiscalizado o trânsito de animais (emissão de GTA) e é feito o combate ao abigeato.

OS MOTIVOS DA GREVE:

  • 48 meses de salários atrasados e parcelados;
  • Mais de 5 anos sem reposição inflacionária (levando a uma redução de cerca de 30% no poder de compra dos servidores, o que impacta diretamente no comércio);
  • A votação do pacote – que retira direitos adquiridos dos servidores de doenças (zoonoses) ao realizar a inspeção de carcaças, em frigoríficos

INSALUBRIDADE

Sobre a insalubridade, que podem perder, justificam: “Estamos diariamente expostos ao frio extremo de até – 35º, e a temperaturas elevadas, próximas aos 40º. Trabalhamos permanentemente no controle da raiva herbívora, com revisão de furnas e combate ao morcego hematófago, exposição a imunobiológicos, entre outras atividades”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.