Destaques
FOTOS: Picada Café tem solenidade do Colono e Motorista com restrições
Picada Café – Os colonos e motoristas foram homenageados com missa e carreata neste domingo, em uma solenidade marcada pelas restrições impostas pelas pandemia do coronavírus.
Do tradicional evento de mais de 40 anos, o almoço e a festa não ocorreram de fato, medidas que buscaram evitar a aglomeração. Mesmo assim, em meio a um cenário onde praticamente todas as festividades são canceladas, a Comunidade Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro soube proporcionar aos convidados segurança e responsabilidade.
Missa
As homenagens iniciaram com a missa conduzida pelo bispo Dom Zeno Hastenteufel, esta, em uma modalidade diferenciada: todos acompanhando a solenidade do interior do seu automóvel, no pátio do CTG Encosta da Serra.
Cerca de 80 veículos estavam no local – sem contar os caminhoneiros que aguardavam do lado de fora – enquanto Dom Zeno realizava o ato sobre um caminhão amplamente decorado. E em nenhum momento os fiéis tiveram de deixar os veículos. Até na passagem da eucaristia, os ministros percorreram o pátio para entregar a hóstia aos fiéis.
Carreata
Finalizada a missa, os carros deixaram o pátio para percorrer as ruas da cidade, em uma animada carreata com buzinaço. Em pouco mais de seis quilômetros de procissão, passando pela localidade de Joaneta, se percebia nas placas dos automóveis e caminhões a falta que as homenagens fizeram para outros municípios, onde o evento foi cancelado.
Moradores de Dois Irmãos, Nova Petrópolis, Presidente Lucena e Herval foram vistos, não deixando o acontecimento cultural passar batido por suas vidas, recebendo a bênção do motorista no retorno da carreata.