Destaques
Golpe da pousada: perfil falso no Instagram é usado para clonar WhatsApp em Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Somente nessa semana a Polícia Civil de Santa Maria do Herval registrou duas ocorrências de clonagem de WhatsApp que se deram através do perfil falso de uma pousada no Instagram que faz propostas tentadoras para ludibriar as vítimas.
De acordo com o registro das ocorrências, o perfil de uma pousada adicionou as vítimas e, elas, aceitaram. O criminoso por detrás do perfil às chamou via direct e pediu o número de WhatsApp, dizendo que com isso participariam de um suposto sorteio que dará como prêmio estadias gratuitas na dita pousada.
As pessoas passaram os seus números. Em seguida o golpista pediu para as vítimas lhe reenviarem um código que chegou a elas via SMS. Quando os dígitos chegam para os moradores, de forma ingênua os reencaminharam para a falsa pousada, que usaram os números que já tinham mais os códigos para clonar os WhatsApp das vítimas.
A partir desse momento os moradores não tinham mais acesso e controle do seu número, pois o estelionatário passou a assumir o domínio. Em posse de todos os dados das conversas, o criminoso chamou os contatos das vítimas pedindo dinheiro emprestado, solicitando alguma transferência.
Nenhuma das duas pessoas que registrou ocorrência soube dizer o nome do perfil do Instagram. Também não há informação de que os contatos das vítimas tenham feito algum depósito.
Jamais fornecer dados
De acordo com o inspetor de polícia, Jerônimo Américo, jamais devem ser fornecidos códigos ou senhas para perfis em redes sociais, empresas ou órgãos públicos. “Estas informações são altamente sigilosas e pessoais”, disse. Outro dica importante é ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp.