Destaques
Herval recebe doação de absorventes para quem não tem condições de comprá-los
Santa Maria do Herval – Pautada na Recomendação21 de 2020, a turma #05 de Master Coaching da Febracis Rio Grande do Sul (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico) sensibilizou-se no combate a pobreza menstrual e doou ao CRAS de Santa Maria do Herval 65 pacotes de absorventes para serem distribuídos à quem não tem condição de comprá-los.
De acordo com a Agência Senado, 60 milhões de mulheres e meninas menstruam no Brasil, destas, 20% usam pedaços de pano, papel higiênico, jornal ou até folhas de árvores de forma improvisada no lugar de um absorvente para conter o sangramento.
Diante do pouco dinheiro para produtos básicos de sobrevivência, são adolescentes o alvo mais vulnerável à precariedade menstrual. Sofrem com dois fatores: o desconhecimento da importância da higiene menstrual para sua saúde e a dependência dos pais ou familiares para a compra do absorvente, que acaba entrando na lista de artigos supérfluos da casa.
A falta do absorvente afeta diretamente o desempenho escolar dessas estudantes e, como consequência, restringe o desenvolvimento de seu potencial na vida adulta. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, do IBGE, revelaram que, das meninas entre 10 e 19 anos que deixaram de fazer alguma atividade (estudar, realizar afazeres domésticos, trabalhar ou até mesmo brincar) por problemas de saúde nos 14 dias anteriores à data da pesquisa, 2,88% delas deixaram de fazê-la por problemas menstruais. Para efeitos de comparação, o índice de meninas que relataram não ter conseguido realizar alguma de suas atividades por gravidez e parto foi menor: 2,55%.
Pautada na Recomendação21 de 2020, a turma #05 de Master Coaching da Febracis Rio Grande do Sul (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico) sensibilizou-se no combate a pobreza menstrual e doou ao CRAS de Santa Maria do Herval 65 pacotes de absorventes para serem distribuídos à quem não tem condição de comprá-los.