Destaques
Homem que atropelou pedestre e fugiu será indiciado por lesão corporal culposa em Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – A Delegacia de Polícia de Dois Irmãos finalizou o inquérito policial instaurado para apurar o atropelamento de Anderson Meneghetti, ocorrido no dia 03 de abril, por volta de 13h30min, na BR 116, Km 223, bairro Portal da Serra. O veículo envolvido no fato era uma Parati vermelha, sendo apurado que havia duas pessoas no interior, motorista e carona.
Durante a instrução, foram colhidos depoimentos de oito pessoas, contando com vítima e suspeito.
Segundo o motorista, que se apresentou espontaneamente na Delegacia alguns dias depois, em determinado momento o veículo acabou derrapando em trecho que continha britas na via, atingindo lateralmente a vítima, que caminhava pelo acostamento em direção à sua residência. Junto com a vítima, havia mais três pessoas.
Como o fato ocorreu em frente a residência de Anderson, de imediato vieram seu irmão e seus pais para verificar o que teria acontecido, constatando a gravidade das lesões causadas. A vítima sangrava muito, tendo sido levada ao Pronto Atendimento 24h pelo irmão.
O motorista apresentou a versão de que não teria prestado socorro ou permanecido no local em virtude de ter percebido indignação e inconformidade das pessoas que estavam próximas, ameaçando de linchamento. Isso foi confirmado apenas pelo primo do suspeito, que estava no carona, e que declarou que o motorista desceu e voltou rapidamente para o veículo, argumentando que estava sendo ameaçado. Entretanto, o primo negou ter escutado tais ameaças.
As demais testemunhas disseram que em nenhum momento visualizaram o motorista esboçando intenção de prestar socorro, e que, ao contrário, repararam que o veículo, de imediato, seguiu pela rodovia. Dentro do veículo, havia duas latas de cerveja, sendo uma vazia, tendo o primo do motorista dito que seriam suas. Neste ponto, restou prejudicada a averiguação do eventual estado de embriaguez do suspeito.
Ademais, o intento de fuga resta fortalecido pelo fato de o motorista ter inclusive abandonado o veículo após 1km, do que se depreende a tentativa de não ser responsabilizado pelo fato. A vítima segue internada no Hospital São José de Dois Irmãos, recuperando-se com dificuldade, em razão de sofrer de diabetes.
Segundo o Delegado Borba, o motorista será indiciado pelo crime de lesão corporal culposa, com a incidência de causa de aumento de pena em face da omissão de socorro, cuja sanção pode chegar a três anos de detenção, além da suspensão da habilitação para dirigir veículo automotor, conforme disposto no artigo 303, § 1º, do Código de Trânsito Nacional.