Destaques

Imprudências na Avenida Brasil despertam atenção

11/11/2021 - 17h04min

José Dresch, Nadir Borges e Éverton Morschel no local onde aconteceu o último acidente (Crédito: Daiani Aguiar)

Após grave acidente, autoridades estudam mudanças no trânsito

 Estância Velha – Um recente atropelamento, que deixou duas pessoas gravemente feridas, comoveu a comunidade, principalmente quem presenciou o trágico acidente, que aconteceu na avenida Brasil, no bairro União. A idosa de 73 anos e o motociclista de 44, seguem internados.

O fato intensificou a aflição dos proprietários da academia Vic Center, para onde a pedestre se deslocava, fazendo Nadir Borges Flores, reabrir uma demanda antiga, na qual reivindica mais segurança no techo. “Os veículos passam muito rápido por aqui e ninguém respeita a sinalização. Ficamos preocupados, porque temos muitos alunos, incluindo idosos e crianças”, disse.

Alteração no trânsito
Em reunião realizada entre o secretário de Segurança, José Dresch, o comandante da Guarda Municipal (GM), Éverton Morschel e a Nadir, ficou determinado que o trecho receberá melhorias de segurança. A previsão é de que até o final do ano sejam implantadas as alterações.

“Será realizado um levantamento com o Departamento de Trânsito para ver o que é possível implantar aqui”, afirmou Dresch. A possibilidade é de que sejam instaladas faixas de segurança elevadas, uma em cada sentido da avenida, reduzido a velocidade, atualmente de 40 quilômetros por hora para 30 quilômetros por hora.

O acidente
A vítima, Helene Weber, mora quase em frente à academia Vic Center, onde é aluna há 14 anos. Duas vezes por semana ela vai até o centro para praticar hidroginástica. Na segunda-feira, 1º, não foi diferente. Por volta das 19h45, na faixa de pedestre, ela atravessou a avenida, sendo surpreendida por um motociclista.

Com o impacto, o piloto da moto, de 44 anos, foi parar embaixo do carro de uma professora da academia, estacionado em frente ao local. Com hemorragia cerebral e outros graves ferimentos, ele segue na UTI da Unimed, mesmo hospital em que Helene se encontra.

Ainda na quarta-feira, 10, ela passou por uma cirurgia, em que operou a clavícula direita, resultando em oito pinos no braço. Também fraturou as quatro costelas. Apesar de bem, familiares afirmam que não há previsão de ela receber alta.

Educação no trânsito é essencial
Atitudes como procurar a faixa de segurança, respeitar as linhas de retenção, que indicam a redução de velocidade e respeito às demais sinalizações do trânsito, são a principal recomendação das autoridades para diminuir os índices de acidente. “Conscientização é o mais importante, tanto de motoristas, quanto de pedestres e ciclistas, porque trânsito são todos”, enfatizou Morschel.

Três acidentes no local já foram registrados pela GM, neste ano. Porém, conforme explicou o comandante, a Brigada Militar atende ocorrências com vítimas, havendo, portanto, outros dados que acrescem ao total registrado pela Guarda.

Índice de acidentes

Período Nº de acidentes
2021 3
2020 0
2019 4
2018 3

* Registros em frente ou ao redor do estabelecimento

Copyright© 2020 - Grupo o Diário