Destaques
Ivoti continua vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidade
Ivoti – Esperando receber mais mil doses de vacina contra a Covid-19 durante a tarde desta terça-feira, 4, o município anunciou que, além do drive-thru de vacinação que está ocorrendo nesta manhã, mais um será realizado durante a tarde, no Ginásio da Comunidade Católica da Igreja São Pedro Apóstolo. O Comitê de Combate à Fome continua recebendo doações de alimentos não perecíveis.
O prefeito Martin Kalkmann disse que foram recebidas 745 doses de AstraZeneca na semana passada. Por isto, na sexta-feira, 30, ocorreu o primeiro drive-thru de vacinação para ivotienses com comorbidade. “Hoje de manhã é o terceiro drive para este grupo. Se as doses esperadas chegarem, faremos mais uma etapa de imunização à tarde”, explicou. O prefeito ainda disse que na sexta foram 220 doses aplicadas e 300 na segunda.
Com início às 16 horas e previsão de encerramento às 17h30, poderão receber a primeira dose do imunizante moradores de 40 a 59 anos que possuem alguma comorbidade; gestantes, puérperas e pessoas com síndrome de Down ou com doença renal crônica que sejam maiores de 18 anos; e idosos com 60 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose.
A moradora Kamila Stürmer, 25 anos, recebeu a primeira dose por ser hipertensa. “A sensação é muito boa e de esperança”, avaliou.
Acompanhada da irmã e das duas filhas, a ivotiense Karen Câmara, 49 anos, também recebeu a primeira dose e é hipertensa. “Me sinto aliviada e segura. Esperava há tanto tempo. Nós todas fomos vacinadas”, comentou.
O que levar
Além da apresentação obrigatória do Cartão do SUS, da carteirinha de vacinação e de algum documento com foto e com CPF, as pessoas que possuem alguma comorbidade devem apresentar também alguma receita de medicação ou um exame que comprove suas condições. Entre as comorbidades que estão sendo vacinadas neste momento, estão:
– Diabetes;
– Doença pneumática crônica grave;
– Hipertensão crônica;
– Doenças cardíacas (insuficiência cardíaca, síndrome coronarianas, cardiopatia congênita e arritmias cardíacas);
– Obesidade mórbida IMC acima de 40;
– Imunossuprimidos (com autorização médica);
– Cirrose hepática.
Confira as fotos de mais ivotienses imunizados