Conecte-se conosco

Destaques

Ivoti mais uma vez tem um dos melhores regimes de previdência do país

07/10/2021 - 16h19min

Vista de Ivoti na procissão do Dia do Colono (Créditos: Arquivo O Diário)

por Felipe Faleiro – [email protected]

Ivoti – O município, mais uma vez, ficou entre os únicos no Brasil com conceito A no indicador de situação previdenciária (ISP), conforme o Ministério do Trabalho e Previdência. Os dados dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) foram divulgados no final de setembro. No estado, apenas Erechim, Passo Fundo e Santo Antônio da Patrulha tiveram a mesma classificação.

Contudo, destes, apenas Ivoti repetiu o conceito máximo, que leva em conta a saúde da previdência dos servidores públicos a partir de aspectos como equilíbrio financeiro, regras de concessão, cálculo e reajuste de benefícios, receitas, despesas, entre muitos outros. O resultado ainda não é definitivo, e pode ser contestado pelos entes fiscalizados em até 30 dias depois da divulgação dos resultados.

O relatório final deve ser divulgado no final do ano. Os 15 entes com conceito A no país todo representam um aumento em relação aos dez que haviam em 2020, e aos 12 de 2019. Ao todo, foram avaliados 2.152 RPPSs, sendo que 513 tiveram conceito B, 653 tiveram conceito C e 971 obtiveram conceito D. Ivoti é considerado como um regime previdenciário de porte médio.

O município tinha, no momento da elaboração do ranking, 629 segurados ativos, 105 aposentados e 13 pensionistas. O total das receitas previdenciárias estava em R$ 14,9 milhões, e as despesas eram pouco mais de R$ 4 milhões. De todos os índices classificados individualmente, apenas na gestão Ivoti ficou com conceito B, e os demais, com nota A.

Na região, tiveram conceito B os RPPS de Dois Irmãos, Estância Velha, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Presidente Lucena e Santa Maria do Herval, assim como o regime de previdência do governo do Rio Grande do Sul também teve conceito B. Já o RPPS de São José do Hortêncio teve conceito C no ranking do ministério. O ranking completo pode ser visualizado neste link.

O que diz a Prefeitura sobre o resultado

O vice-prefeito de Ivoti e secretário de Administração, ao qual a administração do RPPS está subordinado, Marcelo Fröhlich, celebrou o reconhecimento. “É o reconhecimento de uma gestão responsável com a aplicação financeira adequada, prudente e sustentável. O resultado é muito importante porque garante a futura renda de aposentadoria de diversas famílias”, comenta ele.

Marcelo ressalta ainda a importância dos gestores que fazem com que o resultado seja possível. “É o fruto de uma gestão pública comprometida com uma administração séria, apoiada pela dedicação de servidores que compõem tanto os trabalhos cotidianos do RPPS, bem como os que integram o Conselho Administrativo Municipal de Previdência e do Comitê de Investimentos.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.