Destaques

Ivoti: saiba quando o Jardim do Alto terá abastecimento normal de água novamente

09/06/2021 - 15h18min

Vazamento foi consertado na rua João Reinaldo Frohlich, bairro Jardim do Alto (Créditos: Divulgação)

Ivoti – Técnicos da Autarquia Água de Ivoti contiveram um vazamento de água nesta quarta-feira pela manhã, na rua João Reinaldo Frohlich, bairro Jardim do Alto. Segundo eles, o abastecimento estava afetado no bairro desde a última segunda-feira, quando um morador acidentalmente perfurou a tubulação de 60mm enquanto fazia uma perfuração na calçada.

O abastecimento já foi retomado, mas, conforme a autarquia, a previsão de normalização do serviço é até o final da tarde de hoje, ainda com possibilidade de baixa no horário de pico. Por volta de 500 economias foram afetadas direta ou indiretamente. O vazamento não foi inicialmente percebido pelo morador, Por consequência, a autarquia não foi avisada. Porém, a Água de Ivoti detectou, por meio de seu sistema de monitoramento em tempo real, que o nível de um dos reservatórios, na rua Jacob Dhein, estava muito baixo desde terça-feira.

“Fizemos um trabalho de detetive, como chamamos, para encontrar o local onde estava vazando”, afirma o gerente operacional da autarquia, Tiago Schoninger. Em razão do vazamento, de acordo com ele, inicialmente uma bomba acabou queimando, pois ela ficou trabalhando para tentar encher o reservatório.

Como não passava água, houve a queima. Mesmo com a troca do equipamento na terça, os moradores do bairro seguiam sem água. Os técnicos buscaram procurar nas ruas próximas os locais onde a pressão é menor, com o uso de manômetros. “Quanto mais próximo do vazamento, menos água passa pelos relógios. Fomos fazendo esta pesquisa e encontramos”, conta Tiago.

O que fazer em caso de vazamentos ou falta d’água

Outra razão que também dificultou localizar o vazamento é que a água não saía para a rua, e sim corria diretamente para a rede pluvial. “A gente sempre solicita que sempre que este tipo de avaria acontece, que a população nos avise pelo telefone 3563-0070, em horário comercial, ou 99986-3807 em horário de plantão”, informa o gerente operacional.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário