Destaques
Jovens de Linha Nova criam confecções para doação utilizando retalhos de tecidos
Linha Nova – Nesta quarentena, doar-se ao outro é uma necessidade, em função da situação da pandemia que amedronta a todos. Pensando nisto, um grupo de moradoras do município, resolveu arregaçar as mangas e colocar novamente em prática um projeto que havia iniciado em 2016, com o intuito de auxiliar quem precisa.
O Movimento Doe-se iniciou, em 2016, pelas mãos de Natália Ritter, hoje com 24 anos, durante uma disciplina do curso de Design da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. Quatro anos depois, e novas ideias, ela reuniu algumas amigas para confeccionar materiais utilizando tecidos, a fim de doar a entidades da região que mais necessitam de apoio neste período.
As demais participantes são Michele Petry, 22 anos, Tainá Griebler, 22 e Raquel Blauth, 24. “A ideia é fazer um projeto que faça ações durante todo o ano, a fim de auxiliar as pessoas de todas as formas”, afirma Natália. A ação inicial é a confecção de cobertores, de acordo com ela. Recentemente, 10 foram doados ao Hospital de Nova Petrópolis.
O processo é feito pelas próprias jovens, com ajuda da comerciante Regina Lippert, proprietária de uma loja de confecções em Linha Nova. Outra ação desenvolvida pelo movimento foi a criação de flores de tecido, entregues em maio no Centro de Saúde. “Foi uma forma de agradecimento aos profissionais da saúde”, aponta Natália.
Todos os cuidados estão sendo mantidos para evitar a Covid-19, e o grupo, que se reúne todos os sábados para planejar novas ações, tem um singelo pedido: retalhos de quaisquer tecidos para poder continuar o trabalho. Alguns tipos elas já recebem por meio de malharias. Malhas mais grossas são utilizadas nos cobertores, geralmente no tamanho de uma cama de solteiro.
Para saber mais e ajudar o projeto
“Com os demais tecidos, ainda estamos vendo o que vamos fazer, mas provavelmente faremos algum tapete para doar a alguma comunidade ou instituição”, salienta a jovem. O movimento não tem sede, por isso os interessados em auxiliar precisam entrar em contato para agendar a coleta. Uma página no Instagram (@movimentodoe_se) reúne fotos das ações realizadas.
Contatos para doações ou eventuais parcerias podem ser feitos pelos telefones (51) 99655-0477, com Natália, (51) 99939-9481, com Tainá, ou (51) 99529-5687, com Michele. Quem quiser ajudar na confecção, também pode. “Nosso slogan é ‘Faça um bem. Qualquer um’, na intenção de que cada um se doe um pouquinho ao outro”, encerra Natália.