Destaques

Mãos que ajudam: Liga vai arcar com 60 exames de ecografia em Herval

14/07/2021 - 16h25min

Atualizada em 21/07/2021 - 14h50min

Laide, Marisa, Lisete e Silvia são alguns dos vários voluntários (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – O núcleo da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Herval arcará com 60 exames de ecografia transvaginal e mamária, reduzindo pela metade a fila de espera que, atualmente, está em 120 pessoas aguardando por atendimento.

A Liga, através de uma negociação, conseguiu um preço especial para os exames. Mas para ter uma ideia do que representa essa ajuda, o valor normal de cada ecografia, de acordo com a Secretaria de Saúde de Herval, gira em torno de R$ 120.

A ação está sendo feita pelo segundo ano consecutivo e é uma realidade possível graças aos voluntários da Liga em conjunto com toda a comunidade, que participa de promoções e faz doações com o objetivo de ajudar quem mais precisa, justamento em momentos delicados da vida.

Prevenção

Os exames são uma ferramenta importante de prevenção, uma vez que diagnósticos precoces podem surtir efeitos mais eficientes se houver necessidade de tratamento. Nisso, de acordo com a voluntária Marisa Boufleur, está a importância de diminuir a lista de espera, bem como dar um retorno para a comunidade quanto ao dinheiro arrecadado nas ações.

Sucesso nos brechós

Todos os anos os brechós da Liga são um sucesso, tanto por parte da dedicação dos voluntários que organizam, como pela participação das pessoas que vão e compram. No último, que ocorreu em junho, o lucro ficou em R$ 15.400. Essa quantia, assim como tudo o que arrecadado, é revertido para a Liga de Dois Irmãos e, lá, é feita a gestão e os valores repassados conforme a necessidade de cada núcleo.

Os produtos para os brechós são provenientes da doação dos moradores.

Peça ajuda

A Liga está aqui para ajudar. Dessa forma, quem se enquadra nos critérios pode procurar pelos voluntários que ajudam com remédios, fraldas geriátricas e outras necessidades. Dentre os critérios estabelecidos, é que a renda familiar não pode ultrapassar os três salários mínimos.

Atualmente, estão ajudando seis pacientes dos 19 cadastrados. O gasto mensal gira em torno de mil reais. Já fraldas e ranchos, conforme a necessidade, são repassados pela Liga de Dois Irmãos.

Todos podem doar

Quem puder ajudar, pode fazer doações para a Liga, desde roupas, móveis e equipamentos, que serão vendidos e, o valor arrecadado, usado para atender quem precisa. Cabelos também podem ser doados.

O resultado: gratidão

A voluntária Marisa, que já lutou e venceu o câncer, se diz grata poder ajudar. Se Deus nos deu mais uma oportunidade é para que a gente possa servir. Estamos aqui para servir, não ser servidos”.

Laide Kroetz, da mesma forma, enfatiza que se sente bem em ser voluntária. “Vejo que as pessoas podem comprar coisas mais baratas e ajudar os outros. Me sinto realizada”.

Lisete Regina Sepa já é voluntária há mais tempo. “Me sinto bem contente, porque a gente precisa se doar e não pensar só na gente”.

Silvia Schabarum diz que é cansativo, mas, que fica feliz em poder ajudar as pessoas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário