Destaques
Mega operação contra facção tem ações em Estância Velha e Novo Hamburgo
Estância Velha – A Polícia Civil, através das Delegacias de Repressão aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DRLD/GIE) e (DRLD/Denarc), deflagrou nesta terça-feira (19), a Operação Magna Ópera, contra uma organização criminosa sediada no Estado do Rio Grande do Sul.
O objetivo da operação é combater o crime de lavagem de dinheiro decorrente do tráfico de drogas em larga escala, além da desarticulação dos braços financeiros de duas abastadas células da facção.
Até o momento há 5 pessoas presas, e a apreensão de armas, droga e dinheiro.
A ação visou principalmente ao cumprimento de mandados de busca, indisponibilidade de bens imóveis, veículos e ativos financeiros espalhados pelo Estado e em todo o Brasil, tudo pertencente a uma organização criminosa que possui suas lideranças principais sediadas no Vale dos Sinos.
O branqueamento de capitais, segundo a investigação, se dava através de uma rede de operadores financeiros, empresas, laranjas, dentre outros meios.
As cidades abrangidas foram São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Capão da Canoa, Guaíba e Viamão no Estado gaúcho, além das cidades de Itapema e Camboriú, em Santa Catarina.
Foram utilizados mais de 200 policiais civis gaúchos, três equipes da Diretoria Estadual de Investigações Criminais da Policia Civil de Santa Catarina, 13 servidores do GAECO, além de equipes de apoio da DPRI de Montenegro, Core/DPM e DP de Capão da Canoa, distribuídos em 70 viaturas.
Os números são o resultado do trabalho desenvolvido em duas investigações distintas que visaram descapitalizar duas diferentes lideranças. O nome da Operação é uma alusão à “grande obra”, em latim.
Somando as ordens judiciais deferidas em decorrência das duas investigações, a operação de hoje deu cumprimento a 341 medidas, dentre elas 138 quebras de sigilos bancário, fiscais e bursátil; 60 mandados de buscas, bloqueio de contas bancárias de 41 investigados, indisponibilidade de 29 bens imóveis e 23 veículos. O total de bens indisponibilizados no dia de hoje chega a R$ 16.129.327,00.