Destaques
Morador de Dois Irmãos morre de leptospirose
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – O morador João Carlos Felício de 43 anos faleceu na manhã dessa quinta-feira, dia 16, com leptospirose. O óbito foi registrado por volta das 5h no Hospital de Taquara. A princípio tratava-se de uma suspeita, mas os exames feitos pelo paciente testaram positivo para leptospirose na tarde de hoje, segundo o secretário de Saúde Afonso Bastian.
A reportagem tentou contato com a família, porém, como estavam muito abalados pediram para falar com o advogado. O doutor Fabrício Celso Wasen ressaltou que foi contratado pelos familiares pois não estavam conseguindo leito de UTI para João. “O caso dele era muito grave e necessitava de internação urgente em UTI sob pena de ele vir a falecer”, relatou.
Segundo o advogado a família relatou que o paciente “tinha suspeita de coronavírus, mas eles fizeram um exame privado e foram informados que não era”, disse. Ele foi procurado pela família na manhã de segunda-feira, dia 13. “Prontamente entrei com uma ação na comarca de Dois Irmãos solicitando ao juiz uma liminar para deferimento de um leito de UTI com urgência para ele por causa grave”, explicou, contando que no mesmo dia, às 15h, conseguiram um leito em Taquara. “Hoje de manhã quando cheguei ao escritório para trabalhar a família me comunicou que ele havia falecido”, lamentou o advogado.
Tratamento em Dois Irmãos
De acordo com o médico Tiago Serafim, que foi responsável pela transferência do paciente para Taquara, João deu entrada com quadro sugestivo de leptospirose. “Foi feito todo o manejo de tratamento e na segunda-feira foi transferido para a UTI do Hospital de Taquara”, informou.
Mobilização
De acordo com o secretário de Saúde Afonso Bastian, desde o início a equipe se mobilizou para conseguir um leito de UTI com urgência. “Passamos o sábado de noite, domingo inteiro e segunda de manhã em contato com a Secretaria de Saúde do Estado e a Coordenadoria Regional de Saúde”, disse. Afonso destaca que dependem de leitos da regulação estadual, “e aí não é uma vontade nossa, existe a disponibilidade de leitos”, informou.
O secretário contou que no domingo até surgiu um leito, mas destinado a pacientes com coronavírus. “Mas ele não tinha Covid, e não iríamos mandar ele para lá”, destacou.
“Tratado como um paciente com leptospirose”
“Assim que ele adentrou no Hospital passou a ser tratado como um paciente com leptospirose”, disse Afonso. Além disso, até ser feito o exame também foi considerada a suspeita de Covid-19. “Não descartamos nenhuma possibilidade”, afirmou.
Afonso alerta que a leptospirose tem os mesmos sintomas que várias outras doenças, como a Covid-19, Dengue, Malária. “São cinco ou seis doenças que tem os mesmos sintomas como febre alta, dor de cabeça, sangramento, dor muscular, calafrios, vômitos e diarréia”, frisou, alertando que a leptospirose pode se desenvolver do primeiro ao trigésimo dia. “Então é complicado. São sintomas muito parecidos”, concluiu.
Luto
João Carlos deixa enlutados os pais Dário e Neli , a filha Ketlin, a companheira Bruna e a ex-companheira Elizangela. O velório começa no final da tarde desta quinta e o enterro será nesta sexta, dia 17, às 9h, no Cemitério Católico II de Dois Irmãos.