Destaques

Morre Lurdes Silveira, que colheu moranga de 21 kg com o marido em Lindolfo

11/01/2022 - 14h49min

Lindolfo Collor – Faleceu nesta terça-feira (11), Lurdes Ribas da Silveira, moradora do Capivarinha, que junto com o marido Valdemar Neuberg – o Alemão da Jardinagem -, colheu uma moranga de 21 kg e foi matéria do Diário na última sexta-feira (7).

Lurdes tinha 52 anos e residia há quatros anos na Capivarinha com o marido. O corpo será velado à partir das 15h30 na Capela da Comunidade Católica do Capivarinha. O sepultamento será realizado amanhça (12), no Cemitério Municipal. As causas da morte não foram informadas.

COLHEITA DA MORANGA

Valdemar Neuberg é conhecido como Alemão da Jardinagem e, junto com a esposa, conseguiu colher uma moranga gigante, de 21 quilos, numa propriedade que cuida, na localidade de Capivarinha. O casal ganhou a semente da amiga Tereesa Nogueira, do Paraná, cujo filho retirou de outra moranga, que pesou 20 quilos, encontrada no lixo da Ceasa.

Valdemar veio para Lindolfo Collor em 1993, e reside há 4 anos na Capivarinha. Ele e a esposa Lurdes Ribas das Silveira colheram a moranga, em uma propriedade que é cuidada por eles. A ideia agora é dividir a moranga com vizinhos e distribuir para amigos e familiares para multiplicar as sementes.

“A gente planta aipim, milho pipoca, feijão, morangas e abóboras, além, de outras hortaliças”, explica Neuberg, destacando que o foco atual é mesmo a jardinagem. Ele plantou 1.200 pés de aipim e a ideia é vender o produto para conhecidos e vizinhos.

Ele plantou a moranga em outubro, e acredita que ela poderia ter ficado ainda maior se tivesse chovido no tempo certo, pois usou somente adubo orgânico feito por ele e pela mulher. Eles utilizam restos de erva, pó de café e cascas de frutas para fazer o material orgânico. De três morangas, uma apenas se salvou.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário