Destaques

Muro de Livros será inaugurado segunda-feira em Morro Reuter

05/02/2022 - 17h12min

Atualizada em 05/02/2022 - 17h33min

Colocação das placas para montagem do Muro de Livros Foto: Fábio Radke

Morro Reuter – Semelhante a uma prateleira recheada de opções, o Muro de Livros do município será inaugurado na tarde desta segunda-feira (7), junto à Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer, no Centro. Os títulos ilustrados vão de “Pé de Pilão”, de Mário Quintana, passando por “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, de J.K. Rowling, e indo até “Agora pode Chover”, de Celso Sisto, patrono da última feira do livro do município. Essas são algumas das obras lembradas na estrutura física que, segundo a Administração Municipal, ratifica a relação que Morro Reuter criou com os livros e a leitura ao longo de três décadas. “O muro tem também por objetivo atrair turistas para conhecer a nossa cidade e tirar fotografias junto ao espaço. A ilustração foi financiada pela Sicredi que vem investindo em ações em prol do turismo regional”, explica a prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro. A aplicação do material no muro de concreto teve a autorização do proprietário do prédio ao lado da praça.

A montagem da ilustração começou a ganhar forma na manhã de sábado. Os integrantes da equipe responsável pela colocação das peças explicam a colocação das peças. “Ao todo serão 63 placas (cada uma representa um livro) que serão fixadas nesse muro de concreto já existente. O muro de livros terá 28,5 metros de comprimento e cerca de dois metros de altura. As placas são feitas de um material chamado PVC expandido”, detalha o proprietário da empresa de comunicação visual, José Vanderlei Bauer. O trabalho de colocação foi executado por Andrei Schuck e a confecção de Alef Pires.

Melhorias previstas
Segundo a prefeita, a Praça Municipal ainda receberá outras melhorias significativas este ano. “Em frente a esse muro há um espaço aberto aonde serão construídos dois grandes canteiros que darão acesso ao Muro de Livros que será iluminado à noite. Em outra etapa, ainda esse ano, vamos calçar toda a praça aonde hoje temos pedrinha, o pó de brita”, disse. Ainda segundo Carla, a construção dos canteiros será com recursos da Consulta Popular de 2020, e a pavimentação com valores da Consulta Popular do ano passado.
A inauguração do espaço temático acontece por volta das 16 h 30, quando profissionais da educação chegam ao local em caminhada após encontro de formação no Centro de Cultura. Ao lado das placas ilustrativas também foram plantadas mudas de podocarpus para a formação de muro verde nas laterais.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário