Conecte-se conosco

Destaques

Música ao vivo acústica está liberada em bares e restaurantes da Região

25/06/2021 - 15h56min

O Deck 93 também tem agenda de música ao vivo nesta sexta e sábado (Crédito: Divulgação)

Ivoti já tem shows agendados e músicos locais estão com agendas confirmadas

 

Leila Ermel

 

 

Música ao vivo retorna aos bares, restaurantes e pubs de Ivoti, inclusive no Ponto Zero Sete (Crédito: Divulgação)

Ivoti – Há mais de um ano os músicos estavam totalmente impossibilitados de trabalhar em virtude das restrições impostas pela pandemia. Uma das categorias mais afetadas, em decorrência dos protocolos aplicados, tem sofrido os impactos principalmente na questão financeira. Mas desde o dia 18, o cenário mudou e, através da flexibilização aprovada pelo novo protocolo estipulado pela Amvars, os municípios da Região 7, incluindo Ivoti, estão liberados a ter música ao vivo acústica em bares e restaurantes.

Portanto, este decreto aprovado pela Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) autorizou estes estabelecimentos a retomar com música baixa, em formato acústico, com horário limitado entre 11 e 23 horas e com, no máximo, dois músicos no palco. Estas foram as regras estipuladas na liberação experimental, que estão valendo desde o final de semana passado e têm trazido novas expectativas a todos os envolvidos.

 

Músicos locais

Os artistas da região estão muito satisfeitos com a volta prévia destes shows acústicos, dentro dos requisitos acordados com a Amvars e seguindo todos os cuidados exigidos na pandemia. Nossa reportagem conversou com os músicos Diego Spengler (cantor, músico e compositor) e Maurício Lima (vocalista da Banda Rainha Musical) que estão realizando shows no estilo voz e violão. Neste período, os artistas tiveram que se reinventar, partir para as lives e tentar sobreviver de outra forma que não fosse nos palcos. Gradativamente tudo vai se readequando e retomando seu espaço.

Diego Spengler – O ivotiense Diego Spengler já tem shows agendados há alguns dias. “Tenho agenda para os próximos sábados. Estou feliz com este retorno prévio. Os contratantes estão procurando nosso trabalho, e a tendência é que isso evolua, principalmente se os índices da pandemia melhorarem. Mas creio que as pessoas ainda devem se cuidar, respeitar os protocolos. E os estabelecimentos também estão preocupados, tanto que me pedem para falar de tempo em tempo, no decorrer do show, sobre os cuidados”. No dia 26 de junho, o cantor tem agenda marcada no Haka, em São Leopoldo.

 

Maurício Lima – Vocalista da Banda Rainha Musical, ele está se adequando ao momento e realizando apresentações de voz e violão, já que a grupo segue impossibilitado de subir aos palcos. “Voltamos sim. Graças a Deus. Estou direto, esta semana iniciei na quarta e sigo até domingo com agenda. Estou apresentando somente com voz e violão, seguindo o proposto no decreto. Esta decisão traz um alívio ao menos para uma parte dos músicos. Mas fico triste porque nem todos da banda podem trabalhar assim neste formato. Porém, me sinto grato pois ao menos dá para se virar. Tenho a certeza que, em breve, vamos voltar a tocar bailes, nem que seja com público reduzido, mediante apresentação de carteira de vacina. Acredito que até outubro as coisas melhorem”

 

 

Os estabelecimentos

Para os proprietários de bares e restaurantes a atitude trouxe a possibilidade de voltar a oferecer entretenimento e diversão aos clientes. O compromisso com os protocolos sanitários e de capacidade permitida de público, além de outras medidas e cuidados contra a Covid, os bares e restaurantes de Ivoti estão com agendas preparadas com shows acústicos.

Neste final de semana, vários locais terão à música ao vivo, como o Deck 93 que tem programação confirmada para sexta (Henrique e Marcelo) e sábado (Gustavo Krieger) à noite. Outro local com música confirmada nesta sexta, é a Hamburgueria Ponto Zero Sete, com Deividi Braun.

Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Dois Irmãos, Ivoti e Estância Velha (Sindgasthrô), Tomás Juchem, desde que se continue seguindo o controle e as regras esta decisão é muito bem vinda. “Para o Sindigasthrô é que seguindo-se as regras que os bares, restaurantes e hotéis já estão mantendo, a mesma posição siga entre os músicos e público, É ótimo para todo mundo, todos saem ganhando. Assim tem espaço para todo mundo trabalhar”

As regras:

As regras para restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias e similares não tiveram mudanças em relação aos protocolos já em vigência na Região 7 – Vale do Sinos. Apenas ocorreu o acréscimo da normativa referente à música ao vivo.

Protocolo geral do setor:

– Ocupação máxima de 40% da lotação.
– Apenas clientes sentados e em grupos de até cinco pessoas.
– Música ao vivo fica permitida das 11 às 23 horas em formato acústico e com, no máximo, dois músicos por apresentação.
– Operação de sistema de bufê com instalação de protetor salivar, e uso obrigatório de luva na mão que manuseia os talheres, e higienização das mãos.
– Horário de funcionamento máximo até a meia-noite, permitido a entrada de clientes até as 23 horas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.