Destaques

Nova Petrópolis abrirá espaço para voluntários contra a Covid

24/03/2021 - 15h38min

Para ser voluntários, será preciso ter qualificação na área (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – Um importante projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores na sessão de segunda-feira, 22. O Programa Municipal de Voluntariado para Enfrentamento da Pandemia será instituído e permitirá que a comunidade que deseja contribuir na linha de frente atue de forma voluntária. Desta forma, o projeto de lei pretende organizar os trabalhos, que serão feitos em grupos.

Na área da saúde atuarão médicos (as), enfermeiros (as), psicólogos (as), técnicos (as) em enfermagem, auxiliar de enfermagem e estudantes de medicina. Também poderão trabalhar pessoas com conhecimento em primeiros socorros, estudantes das áreas da saúde e civis com curso e formação em primeiros socorros.

Além disso, ainda poderão se voluntariar profissionais da defesa civil e civis que tenham curso de bombeiros voluntários e socorristas. Haverá ainda trabalho para tarefas burocráticas, como envio de e-mails, contatos telefônicos, distribuição de fichas e senhas, direcionamento de pacientes, e distribuição de material informativo. Como é um trabalho voluntário, não haverá vínculo empregatício nem remuneração.

Doações e vacinação

Outros dois projetos referentes ao enfrentamento ao Covid-19 foram aprovados. Um deles autoriza o município a receber doações de bens, prestação de serviços e dinheiro de pessoas físicas e jurídicas para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. Segundo a justificativa, há pessoas da comunidade que desejam realizar doações para auxiliar o município. O objetivo é organizar e garantir que essas doações sejam regularizadas.

Po fim, o outro projeto autoriza Nova Petrópolis a firmar e ratificar protocolo de intenções para a criação do consórcio público que fará a compra de vacinas. O consórcio se chamará Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas Brasileiras, e será organizado pela Frente Nacional de Prefeitos. Além dos imunizantes, busca-se a aquisição de medicamentos, insumos, serviços e equipamentos na área da saúde. O Conectar já conta com a manifestação de 1.703 municípios de todo o país.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário