Destaques

Nova Petrópolis: comunidade do bairro Piá busca recursos para nova Igreja Católica

14/05/2021 - 09h47min

Projeto mostra como ficará depois de pronta (Créd.: Hoffmann Arquitetura)

Nova Petrópolis – Um projeto que teve início em meados de 2017 e 2018 está começando a ganhar forma e futuramente será a Igreja São Francisco de Assis da Comunidade Católica do bairro Piá. A construção grandiosa terá 26 metros de altura, equivalente a um prédio de quase oito andares. Não há prazo estimado para a conclusão e inauguração da nova Capela, mas o objetivo é que fique pronta o quanto antes para atender a necessidade dos fiéis locais. Para isso, é necessário a colaboração financeira de todos aqueles que puderem e quiserem ajudar.

O coordenador da Comunidade Católica do bairro Piá, Sérgio Moura, conta que tudo começou do zero, e o primeiro passo foi justamente criar a comunidade e promover encontros e missas. Atualmente, eles acontecem mensalmente no Ginásio de Esportes Roque Vogel, no segundo e quarto sábado de cada mês, às 19h30. Cerca de 18 pessoas compõem a comissão, entre elas, o Padre Luiz Milton Zilles, da Matriz.

Construção está em estágio inicial (Créd.: Dário Gonçalves)

Início

A área onde a Igreja está sendo construída foi doada por um empresário, tem um total de 3.500 m² e fica na Rua dos Pinheiros, no entroncamento com a rua Emílio Raiman. Somente a Capela terá cerca de 900 m². No entorno haverá estacionamentos e, abaixo da Igreja, um salão onde serão promovidos encontros e aulas de catequese. “A comunidade aqui não tem Igreja Católica e será uma referência para o nosso bairro e para Nova Petrópolis. Será usada para a catequese, aprendizado religioso. Onde tem uma igreja, tem bons resultados para a comunidade”, disse Moura.

Após um longo período para conseguir a liberação ambiental, a demarcação e limpeza do terreno começou no início deste ano. Serão cerca de 90 toneladas de concreto para construir a fundação, que serve como base para toda a estrutura. Os gastos iniciais são com mão de obra, concretagem e ferragem. Para obter recursos, a comunidade promove eventos, como a venda de galeto, mas com a pandemia, tudo ficou mais limitado.

Como ajudar

A comunidade abriu uma conta na Sicredi para quem quiser fazer doações de qualquer valor. A agência é a 0101 e a Conta Corrente é 62641-4. É oferecido um recibo para todos aqueles que necessitarem comprovar a doação. “Todo o valor é importante e bem-vindo. Já recebemos grandes doações, como o próprio terreno e o projeto feito pela Hoffmann Arquitetura. Acredito que com a união de todos, alcançaremos nosso objetivo”, finalizou o coordenador.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário