Destaques
Nova Petrópolis está entre as 10 mais hospitaleiras do país
Nova Petrópolis – Que o município é um dos mais buscados da Serra Gaúcha, todo mundo já sabe. Mas além de capital do Cooperativismo, do Folclore e dos Jardins, Nova Petrópolis acaba de ser considerada uma das 10 mais hospitaleiras do país, de acordo com o ranking do Airbnb. O levantamento, divulgado na última sexta-feira, 2, leva em conta o período de junho de 2019 a junho de 2020, e considera as avaliações dos usuários referentes à localização, preço, limpeza, entre outros. Nova Petrópolis é o único município gaúcho entre os 10, que também conta com cinco de São Paulo, dois de Santa Catarina, e um do Espírito Santo e do Paraná.
A plataforma possui 105 estabelecimentos do município cadastrados e, até o momento, registra mais de 2.200 hóspedes que avaliaram suas estadias em uma média de 4,9 estrelas de cinco possíveis. Um destes locais, é o Chalé das Lavandas, de Adriano e Mariane Sander. O local antigamente era a escolinha de Nove Colônias. Depois de reformada, o casal morou nela por um tempo em 2017, mas no ano seguinte passaram a não usar tanto o local e resolveram, em agosto de 2018, locar pela plataforma. Sander diz que colocou de brincadeira, para ver como seria, mas deu tão certo que agora só loca pelo Airbnb “É seguro, pois tem as avaliações da casa e do hóspede. É uma troca bem legal”, conta.
O Chalé das Lavandas já possui mais de 100 avaliações, com nota média de 4,9. O local é tão procurado que já há reservas até para o meio de janeiro. Um dos hóspedes virá para o Ano Novo, de São Paulo, e será a quarta vez dele no local. Por conta da ótima aceitação, outro chalé, o das Olivas, está próximo de ser inaugurado na propriedade, e já há procuras.
Aconchego
Fernando Schneider é morador de Parobé e já esteve duas vezes em Nova Petrópolis, ambas utilizando o Airbnb. Ele conta que sua experiência foi muito boa, pois ele e a família gostam de fazer viagens curtas, dentro do Estado. Ambientes na Serra são os mais atrativos devido à arquitetura das casas e prédios, aos pontos turísticos, e à maior preservação ambiental. Outro ponto destacado é em relação à cultura local, que faz seus pais recordarem da infância e adolescência.
A experiência no município foi muito positiva, ficando em residências simples, mas equipadas, seguras e confortáveis. “A possibilidade de nos instalarmos em um lugar mais aconchegante, comparado a um hotel, e também pelo preço, que costuma ser mais atrativo, fazem o Airbnb ter nossa preferência”, conta. Schneider, que gosta de viajar para lugares onde os pontos turísticos são mais acessíveis e sem multidões, pretende retornar para viver novas experiências e levar boas lembranças.
A hospitalidade dos anfitriões também foi destacada. O primeiro, além de recebê-lo com muita simpatia, também passou dicas úteis de passeios, restaurantes e deslocamento. “Isso nos atrai, a possibilidade de conhecer pessoas, se hospedando em suas casas. Nova Petrópolis é uma ótima opção para fugir da rotina e conhecer lindos lugares de natureza mais preservada”, finaliza.
“Não surpreende”
Para a secretária de Turismo, Roberta Liane da Silva, a cultura de bem receber os visitantes é demonstrada em todos os detalhes de Nova Petrópolis, desde o cuidado com os jardins, até o atendimento oferecido na rede hoteleira, gastronômica e no comércio. Por isso, não surpreende que o município seja reconhecido pela hospitalidade pois é um cuidado que os gestores e empresários têm para tornar a experiência dos turistas “única e inesquecível”. “Acolher bem quem nos visita, oferecendo espaços cuidados e preservados, cultura, tradição e serviços de qualidade transformam Nova Petrópolis nesse recanto de pessoas hospitaleiras”, comenta.