Conecte-se conosco

Destaques

Nova Petrópolis já tem as primeiras pessoas vacinadas contra a Covid-19

19/01/2021 - 16h33min

Nova Petrópolis – A campanha de vacinação contra o coronavírus teve início na tarde desta terça-feira, 19. O município recebeu 500 doses da vacina e, em ato simbólico ocorrido na UBS do bairro Piá, vacinou as cinco primeiras pessoas, uma de cada área específica, que estiveram desde o início trabalhando na linha de frente da pandemia. O local escolhido para as primeiras vacinações foi devido ao local ser a base operacional do Disque Coronavírus.

A primeira pessoa a ser vacinada foi a enfermeira Veroni Meyer Fagundes, que até o ano passado era a secretaria adjunta da Saúde. Em seguida, recebeu a primeira dose a também enfermeira Sulamita Sousa Brandão Silva. Depois, foi a vez da auxiliar de serviços gerais, Márcia Luísa da Silveira, que é a responsável pela higienização do espaço físico do Disque Coronavírus. O quarto foi o professor de educação física, Fernando Araújo Souza. E, por fim, o médico Gregor Hermann. As vacinas foram aplicadas pela técnica em enfermagem, Scheila Adams. Acompanharam a vacinação o prefeito Jorge Darlei Wolf e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Martim Wissmann.

Vacinados exibem suas carteirinhas (Créd.: Dário Gonçalves)

Sentimento

Veroni, disse que está muito feliz em ter sido a primeira do município, pois estava esperando por esse momento há quase um ano. “Estou supercontente e espero que toda a população seja vacinada para acabarmos logo com a pandemia. Mas enquanto isso temos que manter os cuidados até que, pelo menos 70% da população esteja vacina”, contou.

Wismann destacou que o ato é a realização do esforço de toda a comunidade científica mundial, e disse estar muito feliz por ser um momento que traz esperança. “A gente começa, a partir de agora, a vislumbrar uma luz no fim do túnel para o mundo inteiro e, principalmente, para a população do nosso município e arredores”, comentou.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Martim Wissmann, e o prefeito Jorge Darlei Wolf acompanharam a vacinação (Créd.: Dário Gonçalves)

O secretário ainda destacou que ainda é o início da vacinação e que irá demorar até que todos recebam suas doses. A partir desta quarta-feira, 20, a secretária de Saúde já estará realizando a vacinação dos demais profissionais que integram os grupos prioritários e dos idosos que residem em instituições de cuidados. A esperança é que até o fim do ano, todos tenham recebido a vacina. A segunda dose será aplicada entre o 14º e o 21º dia após a primeira e já estão garantidas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.