Conecte-se conosco

Destaques

Nova Petrópolis registra o primeiro caso de dengue na história

25/05/2021 - 15h09min

Placas itinerantes alertam sobre a prevenção à doença (Créd.: PMNP)

Nova Petrópolis – Considerado infestado pelo mosquido da dengue há três anos, o município registrou neste mês de maio o primeiro caso positivo da doença. Trata-se de um morador do bairro Pousada da Neve, que encontra-se bem e já passou pelo período de viremia, que começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença, enquanto há a presença do vírus no sangue.

Atualmente, Nova Petrópolis possui sete agentes de campo que inspecionam mais de 6 mil imóveis em área urbana a cada dois meses. Neste caso específico do morador do Pousada da Neve, os agentes retornaram ao bairro e fizeram um intensivo de vistorias em um raio de 150 metros da casa.

No último Painel Aedes aegypti divulgado em abril, onde a Vigilância Ambiental em Saúde compartilha os resultados dos trabalhos, os números mostravam um aumento de mais de 100% de imóveis com focos do mosquito entre janeiro e fevereiro. O coordenador da Vigilância, Rafael Altreiter, pede que a população inspecione seu pátio ao menos uma vez por semana e elimine qualquer recipiente que possa acumular água. “A eliminação de criadouros ainda é a melhor forma de combater o Aedes. Por ser um mosquito doméstico, a participação da população no seu controle é fundamental”, disse.

Além da dengue, o Aedes aegypti também é vetor da chikungunya, zika vírus, e é o responsável pelo ciclo urbano da febre amarela, mas esta forma de transmissão está erradicada desde 1942. Porém, sua reurbanização não pode ser descartada.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.