Destaques
Nova Petrópolis registra o primeiro caso de dengue na história
Nova Petrópolis – Considerado infestado pelo mosquido da dengue há três anos, o município registrou neste mês de maio o primeiro caso positivo da doença. Trata-se de um morador do bairro Pousada da Neve, que encontra-se bem e já passou pelo período de viremia, que começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença, enquanto há a presença do vírus no sangue.
Atualmente, Nova Petrópolis possui sete agentes de campo que inspecionam mais de 6 mil imóveis em área urbana a cada dois meses. Neste caso específico do morador do Pousada da Neve, os agentes retornaram ao bairro e fizeram um intensivo de vistorias em um raio de 150 metros da casa.
No último Painel Aedes aegypti divulgado em abril, onde a Vigilância Ambiental em Saúde compartilha os resultados dos trabalhos, os números mostravam um aumento de mais de 100% de imóveis com focos do mosquito entre janeiro e fevereiro. O coordenador da Vigilância, Rafael Altreiter, pede que a população inspecione seu pátio ao menos uma vez por semana e elimine qualquer recipiente que possa acumular água. “A eliminação de criadouros ainda é a melhor forma de combater o Aedes. Por ser um mosquito doméstico, a participação da população no seu controle é fundamental”, disse.
Além da dengue, o Aedes aegypti também é vetor da chikungunya, zika vírus, e é o responsável pelo ciclo urbano da febre amarela, mas esta forma de transmissão está erradicada desde 1942. Porém, sua reurbanização não pode ser descartada.