Destaques

Nova Petrópolis: turismo é tímido em final de semana de reabertura de atrativos

24/01/2021 - 18h04min

Filas pequenas chegaram a se formar (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – Depois de meses fechados por conta da pandemia, o Labirinto Verde e o Ninho das Águias, estão reabertos para visitação desde a última segunda-feira, 18. E no primeiro final de semana de acesso liberado ao público, a movimentação foi menor do que se via nos últimos meses de 2020, quando houveram momentos de reabertura.

A Praça das Flores também recebeu visitantes, muitos reunidos para uma roda de chimarrão nos bancos e cadeiras trazidas de casa. Aqueles que transitavam sem máscaras eram chamados a atenção pelos fiscais da Prefeitura que monitoravam o movimento. No Ninho das Águias, o limite máximo de 200 pessoas por vez, fez com que filas também se formassem do lado de fora, mas nada comparado ao que se viu em setembro, quando foi liberado pela primeira vez.

Turistas fizeram fotos na Praça das Flores (Créd.: Dário Gonçalves)

Com horário reduzido e limite de pessoas, o labirinto está recebendo somente 10 pessoas por vez. Quando o máximo é atingido, os próximos a entrarem precisavam aguardar até que alguém deixasse o atrativo. De acordo com um dos funcionários que cuida da entrada, há momentos de pico, como quando chegam ônibus de turistas. Mas, no geral, não há muito tempo de espera.

A ameaça de chuva também foi um dos fatores que inibiram a vinda dos turistas, mas não foi o caso do casal Márcio Diogo, de 28 anos, e Kelly Quadros, de 21. Eles são de Igrejinha e nunca tinham visitado Nova Petrópolis, foram trazidos por um amigo que já conhecia o município. Os dois contam que levaram em torno de 10 minutos até acharem o meio do Labirinto e retornar para a saída. “O legal é que há um espírito de coletividade. Mesmo que as pessoas não te conheçam, elas te ajudam a encontrar o caminho”, disse Diogo.

Kelly e Márcio vieram a Nova Petrópolis pela 1ª vez (Créd.: Dário Gonçalves)

Reformas

Na metade do ano, o Labirinto passou por melhorias em seu interior. O chão de saibro foi substituído por calçamento com blocos de concreto, evitando o pó e barro que se formavam anteriormente. Além disso, as plantas que formam as paredes do ponto turístico foram revitalizadas para melhorar a estrutura. Já no Ninho, a Prefeitura realizou o corte da grama nas rampas de voo no início do mês.

O Labirinto Verde está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas, e finais de semana e feriados, das 8h30 ao meio dia, e das 14 às 18 horas. Já o Ninho das Águias abre diariamente das 8 às 20 horas.

Visitantes mantinham a distância dentro do atrativo (Créd.: Dário Gonçalves)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário