Conecte-se conosco

Destaques

Os alunos do Colégio Imaculada Conceição que têm aula há quase 3 mil km de distância de Dois Irmãos

04/04/2021 - 17h25min

Atualizada em 08/04/2021 - 10h14min

Ettore, 4 anos, e Lorenzo, 12, participando de aulas há distância do Colégio Imaculada Conceição de Dois Irmãos

Dois Irmãos – Em uma fazenda tão tão distante, dois alunos da rede privada de educação levam ao pé da letra o temo “ensino há distância”, muito comum nestes últimos meses. Este poderia ser o caso de muitos alunos e famílias da região, que procuram no descanso do interior uma forma de fugir do agito do dia a dia e como forma de prevenção à pandemia.

E justamente fugindo do vírus, que os pequenos Lorenzo, de 12 anos, e Ettore, de 4 anos, acompanharam os pais Emerson e Virna Sbroglio Maldaner e foram para a fazenda da família. A diferença, e o curioso neste caso, é que a propriedade fica no distante município de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso, perto da fronteira com a Bolívia, há 600 km da capital Cuiabá e há outros 2,7 mil km de Dois Irmãos.

Lorenzo e Ettore com os pais Emerson e Virna na fazenda da família

De acordo com a mãe dos meninos, Virna, eles assistiram as aulas online do Colégio Imaculada Conceição, onde estão matriculados, até a metade do ano passado, quando foram para fazenda. “Como as aulas continuam online, não interferiu muito o fato de estarmos em outro Estado. No início do ano quando as aulas eram presenciais, optamos pelo sistema remoto, que foi sempre foi excelente e faz com que eles mantenham contato diário com os colegas e professores, principalmente hoje onde aulas estão 100% virtuais”.

A mãe conta que este acompanhamento mais de perto nos estudos dos filhos se intensificou muito desde o ano passado. Atualmente, eles auxiliam dia a dia as aulas do menor, Ettore, que está na educação infantil. “Foi fundamental um trabalho em equipe entre pais, alunos e escola, para que o aprendizado deles não ficasse deficitário. Mas com o passar dos dias, tudo foi engrenando e o novo ‘normal’ foi fazendo parte da rotina dos meninos”.

Virna destaca que Ettore já está bem acostumado com as atividades à distância. “Esse ano no pré nível A1, ele está muito mais confortável com a câmera, interagindo sempre com as professoras e colegas. Já o Lorenzo, que está no 7° ano, é muito responsável e dedicado aos estudos. Só controlamos a entrega das atividades nas datas e, se ele necessita de ajuda, nos chama”.

Lorenzo e Ettore aproveitando a rotina na fazenda da família, no Mato Grosso

“Dedicação da escola foi fundamental”

Virna ainda conta que a família procurou o Colégio Imaculada Conceição antes de tomar a decisão de ir para o Mato Grosso. Segundo a mãe, a escola deu uma grande força na decisão da família, visto pelo contato com a natureza, experiência da vida no campo e por eles se sentirem mais livres na fazenda. “A dedicação e o empenho do colégio com os alunos foi fundamental para que a gente viajasse tranquilamente. A escola sempre está prontamente disposta em auxiliar e ajudar. Mas eles sempre nos frisaram foi que o convívio familiar nesse momento seria o mais importante”.

Acompanhamento da família é importante, diz diretora

A diretora do Colégio Imaculada Conceição, Shirley Backes, afirma que a instituição de ensino prima pelo atendimento individualizado e de qualidade, independente da modalidade e do local onde os alunos estão. Ela cita que todos os alunos são acompanhados de perto, tendo olhar sobre questões acadêmicas e também em questões emocionais. “No caso do Lorenzo e do Ettore, o acompanhamento é o mesmo. Participam das aulas e recebem e retornam diariamente as atividades, através da plataforma Google For Education e da agenda eletrônica ClipEscola. Destacamos a importância do acompanhamento da família, orientando e auxiliando os filhos nesse processo”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.