Destaques

Pe. Paulo Wendling celebra 40 anos de ordenação sacerdotal

05/11/2020 - 14h49min

Atualizada em 05/11/2020 - 14h57min

Trabalho voltado à saúde preventiva com o uso de recursos naturais. (Foto: Divulgação)

Por

Rogério Savian

Dois Irmãos/Morro Reuter – Neste domingo, 8, o padre Paulo Wendling vai completar 40 anos de Ordenação Sacerdotal e a data será celebrada com uma Missa de Ação de Graças na Matriz São Miguel, às 9h30. Após terá o lançamento do livro “Confidências, Experiências e Vivências” às 10h30. A obra é uma autobiografia do Pe. Paulo, que nasceu em 31 de dezembro de 1954, na localidade de Walachai, hoje Morro Reuter. Em 1958 sua família se mudou para Dois Irmãos, no Vale Esquerdo. Iniciou os estudos em 1962, na Escola Prof. Carlos Rausch, Vale Direito. Depois estudou no Grupo Escolar e no Colégio Imaculada Conceição. Ingressou no seminário, em Gravataí RS, em 1968, onde concluiu o colegial, em 1973. Em 1974 iniciou o ensino superior no curso de Filosofia, no Seminário Maior em Viamão e em 1976, Teologia na PUC, em Porto Alegre. Em 8 de novembro de 1980 foi o primeiro padre ordenado na nova Igreja Matriz São Miguel e também o primeiro na Diocese de Novo Hamburgo, criada no mesmo ano. Trabalhou um ano em Sapiranga e desde 1982 mora e trabalha em Novo Hamburgo. A celebração será aberta à comunidade e também terá transmissão pelo Facebook da paróquia.

“Conheço Dois Irmãos desde a minha infância. Via o município quando subia para a roça, lá dos morros. Na época era apenas a Av. São Miguel e poucas casas. Todo esse desenvolvimento veio depois, com as indústrias. Essa é a cidade que eu amo, porque minhas raízes estão aqui nessa região”. Pe. Paulo destaca ainda que no domingo sua mãe vai completar 85 anos. “Pra mim isso é um motivo de alegria porque devo a minha vida aos meus pais. Honrar os ancestrais é honrar a Deus. Honrar a vida”.

Pe. Paulo foi o primeiro padre ordenado na Paróquia São Miguel. (Foto: Divulgação)

 Trabalho com plantas medicinais

Em Novo Hamburgo, ainda nos anos 80, criou um trabalho voltado à saúde preventiva com o uso de recursos naturais. E esse trabalho cresceu muito nesses 30 anos. Hoje é diretor do Centro Diocesano de Pastoral e Apoio à Vida (CEDIPAVI), onde durante a semana se dedica a atender pessoas que precisam de ajuda. Desde 2015, auxilia aos domingos, atendendo de forma gratuita na Paróquia São Miguel de Dois Irmãos.

As pessoas que o procuram são as que estão em busca de tratamento alternativo. Muitas não veem outra perspectiva de cura. Elas enxergam na natureza a força da cura que Deus pode proporcionar para elas. “Não vejo isso como uma competição com a indústria farmacêutica. Apenas faço o trabalho de disponibilizar o uso dos recursos naturais, que estão na natureza, para que as pessoas sejam beneficiadas. Quem cura mesmo é Deus porque é Ele quem colocou os princípios ativos nas plantas que curam”.

Obras

Livros publicados: A vida cura a vida; Fica livre da tua doença; Cuidando da vida de crianças; O segredo dos alimentos na bíblia; Cuidando da vida com as plantas de Deus; Escolhe, pois, a vida para que vivas!; “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário