Destaques
Perigo no calor: bombeiros de Picada Café já capturaram seis cobras dentro de casa
Picada Café – Os Bombeiros Voluntários registrados neste fim de semana, sábado, a sexta ocorrência de captura de animais peçonhentos (cobras) dentro de residências. Isso em apenas dois meses. O sexto animal foi capturado na tarde de sábado e é altamente venenoso. Após capturado, explica o comandante Vilson Koch, é solto novamente em seu habitat natural, longe das regiões de moradias.
DICAS
O comandante explica que as cobras gostam de ambientes quentes e úmidos, sendo encontradas em matas fechadas, trilhas, próximo a casas com lixo acumulado, onde proliferam ratos. “Elas entram dentro das casas para se aquecer e procurar alimento. Ali se tornam agressivas”, afirma. Koch dá dicas de prevenção a quem precisa estar no mato, campo e lavouras. “Os trabalhadores devem utilizar equipamentos de proteção individual como botas ou perneiras, evitar colocar as mãos em tocas, montes de lenha, folhas e cupinzeiros”, destacou.
PREVENÇÃO
A melhor forma de evitar acidentes é adotar medidas de prevenção. Por isso é fundamental manter a casa e a área ao redor limpas. O lixo e entulho podem servir de abrigo para estes animais. “Também é importante ficar atento à limpeza de armários, já que ambientes escuros e úmidos servem de esconderijos para aranhas e escorpiões. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros, meias-canas e rodapé, além de utilizar telas e vedantes em portas, janelas e ralos, são outras formas de evitar a presença dos animais peçonhentos”, alertou o comandante.