Conecte-se conosco

Destaques

Polícia Civil alerta para golpe do falso delegado em Dois Irmãos

11/10/2021 - 12h34min

Atualizada em 11/10/2021 - 12h45min

Jovem que foi alvo dos criminosos registrou uma ocorrência na Delegacia de Dois Irmãos e não pagou nenhum valor ao golpista (FOTO: Cleiton Zimer / imag. ilustrativa)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Na quarta-feira da semana passada, 6, um morador do bairro São João, de 21 anos, foi alvo de criminosos que tentaram aplicar o golpe do falso delegado. Porém não obtiveram êxito. Mesmo assim a Delegacia faz um alerta para que se tenha cuidado, principalmente com pessoas de mais idade que muitas vezes acabam se tornando vulneráveis a atuação dos estelionatários.

O jovem em questão não caiu no golpe, mas registrou uma ocorrência na DP no mesmo dia em que o fato ocorreu. De acordo com o registro a vítima afirmou estar recebendo mensagens via whatsapp de um número com DDD 051, registrado como sendo de uma conta comercial. No contato aparecia a descrição de um suposto delegado com endereço em Porto Alegre.

O perfil falso mandou uma mensagem afirmando que o jovem estava com um mandado em prisão em aberto, que deveria pagar R$ 4.500 para uma conta que estaria registrada no nome de uma suposta inspetora. O criminoso, que se passava por um delegado, afirmou que já estava com uma quadrilha presa e teriam encontrado uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa em nome da vítima, e que este também seria preso caso não aceitasse pagar a fiança no valor estipulado.

O morador, entretanto, não acreditou na conversa em nenhum momento e não efetuou o depósito. Foi orientado a bloquear o número e a ignorar todo e qualquer tipo de mensagem semelhante.

Ignorar

A polícia orienta que jamais agentes entrarão em contato através de aplicativos de mensagens solicitando quantias em dinheiro para pagar uma suposta fiança. A orientação é ignorar as mensagens e bloquear os números.

Não acredite em tudo o que vê

É importante frisar que os criminosos usam emblemas da Polícia Civil para tentar passar alguma credibilidade à farsa. Mas é tudo falso. As fotos podem ser baixadas por qualquer um na internet. Pode parecer óbvio para a maioria, mas muitos acabam dando credibilidade simplesmente por ver uma foto onde diz que é da polícia, principalmente pessoas idosas.

A orientação é que as famílias conversem com os seus para tratar desses assuntos, para informá-los dos perigos e possibilidades de golpes na internet, ainda mais que os criminosos são especialistas e sabem conduzir muito bem suas estratégias.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.