Destaques

Polícia Civil prende suspeito de arrombar e furtar posto de saúde em Dois Irmãos

23/06/2021 - 17h02min

Atualizada em 24/06/2021 - 16h27min

Uma janela dos fundos foi quebrada para que o criminoso pudesse entrar e cometer o crime (FOTO: Divulgação)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Na tarde desta quarta-feira, 23, agentes da Delegacia, coordenados pelo delegado Felipe Borba, prenderam B. S. M, 23 anos, indiciado pela prática de furto mediante arrombamento no Posto de Saúde localizado na Av. Sapiranga, bairro Industrial, ocorrido no dia 10 de maio. A prisão ocorreu no bairro Vale Verde, local em que o indiciado residia.

A investigação apurou que o sujeito, com extensos antecedentes pela prática de crimes contra o patrimônio, teria quebrado uma das janelas do Posto de Saúde, ingressado no estabelecimento e subtraído um tablet. No aparelho, havia informações de mais de 700 pacientes e dados como receitas, fotografias, estado de saúde, comorbidades, dentre outros.

Esclareceu-se que um motorista de aplicativo teria aceitado o objeto como pagamento de uma corrida e repassado para outra pessoa, perante a qual a Polícia Civil conseguiu recuperar o item. Infelizmente, as informações foram excluídas do aparelho, uma vez que este foi reconfigurado pelo comprador.

Ausência de freios morais

Em razão do elevado número de antecedentes e com base na especial gravidade e reprovabilidade do fato praticado, a Polícia Civil representou pela decretação da prisão preventiva do suspeito, tendo o Poder Judiciário acolhido as razões, reconhecendo a ausência de freios morais por parte do indivíduo, evidenciada pela afronta ao patrimônio público, em serviço essencial à população da cidade.


De posse do mandado de prisão, os policiais localizaram e prenderam o autor do delito. Quando ouvido na Delegacia, durante a instrução, negou qualquer participação no furto. Entretanto, no momento da prisão, informalmente, acabou confessando a prática do delito.

Pena pode chegar a oito anos

Segundo o delegado Borba, a prisão do indivíduo reforça o empenho da Delegacia no combate aos crimes patrimoniais que afetam a sensação de segurança da comunidade. “O preso foi indiciado pela prática de furto qualificado, crime para o qual a pena pode chegar a oito anos de prisão, e agora – esperamos – aguardará o respectivo julgamento afastado do convívio social”.

Borba afirma satisfação em poder esclarecer a autoria, prender o responsável, recuperar o bem subtraído e restituí-lo ao Poder Público.

Motorista de aplicativo também foi indiciado por receptação

O motorista de aplicativo que recebeu o bem como forma de pagamento também foi indiciado, mas pelo crime de receptação culposa, que no caso se configurou por ter aceitado um objeto com nítida desproporção de valor, do que deveria ter imaginado a respectiva origem ilícita. O tablet havia sido adquirido pelo município por R$ 649.

Nesse ponto, o delegado Borba explica que a legislação estabelece que a pessoa, ainda que não tenha ciência de que o objeto seja produto de crime, pode ser responsabilizada no âmbito penal, sempre que as condições de quem esteja oferecendo o bem ou a inquestionável desproporção entre o valor e o preço do bem ofertado devam provocar a presunção de tal origem, conforme disposto no artigo 180 do Código Penal. Para esse crime, a pena máxima prevista não ultrapassa um ano.

Denúncias

Qualquer informação pode ser passada para a Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, pelo whatsapp 51 98543-7318 ou pelo telefone 35641190, garantindo-se o anonimato.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário