Conecte-se conosco

Destaques

Policiais militares e graduados em Dois Irmãos e Morro Reuter

23/04/2019 - 09h18min

Atualizada em 24/04/2019 - 15h26min

Dois Irmãos/Morro Reuter – A Brigada Militar de Dois Irmãos e Morro Reuter traz no seu efetivo um grande número de policiais militares que além da dedicação à segurança pública, também busca pela qualificação e formação acadêmica. Além do tradicional curso de Direito, que é uma das opções mais requisitadas pelos policiais militares, há brigadianos que se identificaram e optaram por História, Matemática, Educação Física, Ciências, Teologia, Engenharia Ambiental, Administração e ainda na área da saúde, como Odontologia e Psicologia. Alguns ainda estão com curso em andamento e outros já realizaram o sonho da formatura. Independente do processo para a conclusão, o objetivo principal é agregar conhecimento, seja para crescer profissionalmente dentro do âmbito militar ou até mesmo buscar exercer mais de uma profissão agora ou futuramente.

Assim como todos que decidem e conseguem ingressar em uma faculdade ou estão se graduando em um curso superior, as dificuldades e exigências são muitas. Para quem é militar, a rotina se torna um verdadeiro jogo de quebra-cabeças com a escala de serviço. É necessário parceria dos comandos e dos colegas para as constantes trocas de serviço, evitando assim a falta nas aulas.

COMANDANTES SÓ VÊEM PONTOS POSITIVOS

O comandante de Morro Reuter, sargento Gilson Borges Nunes, já esteve dos dois lados: aluno e, agora, comandante. Ele é formado em Direito e acredita que a formação superior só vem para qualificar e melhorar tanto o profissional quanto a segurança pública da comunidade. “A polícia não é só força. Ela também é estratégia e, para isso, são necessárias qualificação, dedicação e busca constante por conhecimento. Precisamos agir com repressão, mas também somos estratégia e estatística. Recebi apoio quando era estudante e como comandante também apoio o policial que estuda”, disse ele. O tenente Elton Dhein, comandante de Dois Irmãos, também acredita que a qualificação agrega na rotina da segurança. “Curso superior, de regra, aumenta o campo de visão do policial militar e isto faz com que não raras as vezes que ele use do seu conhecimento adquirido na academia para orientar o cidadão envolvido nas mais variadas ocorrências do dia a dia do policial militar”.

De agricultor e ajudante de pedreiro a policial e dentista

O soldado Deon Moraes, 32 anos, se formou no semestre passado em Odontologia pela Ulbra. Ele tem uma das formações que mais chama a atenção no efetivo e também traz consigo uma história de luta e dedicação que inspira. Moraes é natural de Bela Vista da Caroba, município do interior do Paraná. Lá, trabalhava na agricultura. Para buscar por uma vida melhor, se mudou para o Rio Grande do Sul e passou a morar com a irmã, em Estância Velha. Chegou a trabalhar como auxiliar de pedreiro e, quando estava com 18 anos, ingressou no Exército, ficando por cerca de cinco anos. Fez o curso de técnico em Enfermagem e, após deixar o Exército, atuou no Hospital Regina, em Novo Hamburgo, por quase dois anos. Em 2012, Moraes se formou como 01 no curso da BM. Ou seja, ele tinha sido o melhor no curso e, por isso, poderia escolher em qual cidade queria trabalhar. Escolheu Dois Irmãos. Em 2014, após conseguir uma excelente nota no Enem e garantir uma bolsa, começou a cursar Odonto na Ulbra. Na época, Moraes tinha duas filhas pequenas, Alecxia, que tinha nascido em 2011, e Isadora, em 2013. A esposa Lisiane também cursava Fisioterapia. “Meu curso era vespertino e quase todos os dias da semana. Fazia as trocas nas escalas de serviço e trabalhava sempre à noite e nos finais de semana em Dois Irmãos. Foram anos de muita dedicação, horas de estudo, trabalho e cuidado com a família, mas eu e minha esposa tínhamos objetivos. Quero poder dar um futuro melhor para as minhas filhas e que elas consigam fazer uma faculdade. Além do conhecimento e diploma para crescer na carreira, também quero ser exemplo para elas, exemplo de que precisamos batalhar para conquistar as coisas”, disse ele, orgulhoso da própria trajetória.

POLICIAIS E CURSOS

DOIS IRMÃOS

Tenente Elton Direito (Feevale)/Pós-graduação em penal, processo penal e direito militar e Letras(Unisinos/trancado)

Sargento Quevedo Ciências (Universidade Federal do Rio Grande), Gestão Ambiental (Anhanguera) e Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade na UERGS (cursando)

Soldado Neves Educação Física (Feevale)

Soldado Gatto Direito (Feevale)/Pós-graduação em penal, processo penal e direito militar

Soldado Josinei Matemática/Unisinos

Soldado Tavares Teologia/Uninter

Soldado Farias História/Ulbra

Soldado Capeleto Direito/Feevale

Soldado Viviane Direito/Feevale/Pós-graduação em Processo Penal

Soldado Christian Gestão Pública/Ulbra

Soldado Alves Direito/Feevale

Soldado Moraes Odontologia/Ulbra

Soldado Fuhr Direito/Unisinos e Administração/Ulbra

Soldado Razeira Gestão em Segurança Pública/Unisul e Educação Física/Feevale

MORRO REUTER

Sargento Gilson Direito (Feevale)/Pós-graduação em penal, processo penal e direito militar

Soldado Aurélio Psicologia/Feevale

Soldado Nogueira Direito/Unisinos

Soldado Klein Administração/Uergs/Pós em Direitos Humanos

Soldado Marcos Direito/Feevale

Soldado Aimi Gestão Pública/Ulbra

Soldado Azevedo Engenharia Ambiental/UFRGS

Soldado Fabiano Direito/Faccat

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.