Destaques
Policiamento preventivo visa a segurança e proximidade com a comunidade do 32° BPM
Por Cleiton Zimer
Morro Reuter – O município foi o ponto de partida de um projeto que visa aproximar a comunidade da força policial e, junto a isso, aumentar a sensação de segurança dos moradores, comerciantes e visitantes. Denominada de Comando Itinerante, a ação seguirá pelos 12 municípios que estão contemplados na área de atuação do 32° Batalhão de Polícia Militar (32° BPM), agora sob comando do Major Pedro Alexander Beron.
O policiamento preventivo e ostensivo se estendeu ao longo do dia na Praça José Paulo Sabá Meyrer na sexta-feira, 23. Viaturas e policiais acompanhados dos seus cães chamaram atenção de quem passava pela área central. Alguns, paravam para conversar, conhecer mais de perto os trabalhos dos agentes e o projeto em si, além de posar para fotos.
De acordo com o Major Beron, uma vez por semana será eleita uma cidade a ser visitada. Com o estafe do batalhão presente, será feita a aproximação com a comunidade, fomentando, também, a sensação de segurança. “Visitarei os moradores, comerciantes e autoridades”, explicou, pontuando que, eventualmente, o efetivo poderá auxiliar em ocorrências pontuais das forças policias locais, se necessário for.
Positivo
O comandante da Brigada Militar de Morro Reuter, Sargento Gilson Borges Nunes, esteve presente na ação e a caracterizou como positiva, avaliando que, embora os índices de criminalidade da cidade estejam baixos, a presença ostensiva faz com que assim permaneçam e até mesmo sejam diminuídos.
Ação contínua
O Major enfatizou que, feito o rodízio dos 12 municípios da área, as visitações serão retomadas conforme as prioridades previamente apontadas pelos comandos locais. “Veremos os pontos mais conflagrados, mais problemáticos e com índices de ocorrências mais elevados”, explica que abordagens repressivas podem ser feitas em parceria com a Força Tática em paralelo com o policiamento preventivo do Comando Itinerante.
Beron diz que, atualmente, não há uma problemática muito agravada na segurança pública do 32° BPM, mas que o foco especial está na atuação preventiva de roubo de veículos e roubos a residências. “São índices pequenos e estão controlados e estamos procurando mantê-los assim”, frisa, citando a importância do trabalho conjunto com as demais instituições, tais como Polícia Civil e Guarda Municipal.
Major Beron assumiu o comando em julho
O Major Beron está na Brigada Militar desde fevereiro de 1998. Dentre os municípios que atuou estão Porto Alegre, Canela, Vacaria, Flores da Cunha. Desde 2018 era o subcomandante do 32° BPM e, no dia 16 de julho desse ano, Beron assumiu o comando do Batalhão, que era ocupado pelo Tenente Coronel João Ailton Iaruchewskii, agora comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari.