Destaques
Ponte ameaça cair e causa transtornos aos moradores da rua Pedro Diehl, em Ivoti
Uma ponte em péssimo estado de conservação tem sido motivo de polêmica na rua Pedro Diehl, bairro Feitoria Nova. Localizada no trecho final da rua, a estrutura de madeira apresenta diversas rachaduras, pregos soltos e falta de manutenção, causando revolta nos moradores que precisam utilizá-la diariamente para acessar suas residências.
Há poucos dias, um caminhão tentou passar pelo local e acabou danificando ainda mais a ponte que já tinha situação comprometedora. Ela acabou cedendo e os próprios moradores fizeram um estacamento com madeiras para conseguir passar de carro. Entretanto, existe a preocupação de que uma forte chuva ou a nova passagem de um veículo pesado acabe levando a ponte ao chão.
O caso, segundo moradores, é um problema antigo e que já rendeu diversas reclamações às autoridades. Até hoje, porém, nada foi resolvido e a situação precária segue tendo de ser enfrentada diariamente pela comunidade.
ACIDENTES
Moradora da rua, com a necessidade de atravessar a ponte diariamente, a cuidadora de idosos Ceni de Freitas Vieira, de 53 anos, relata que já foi parar no hospital em decorrência de um acidente que sofreu no local. “Eu caí e os Bombeiros tiveram que vir me socorrer. Passei um dia na UTI, com perda de memória”, conta.
A cuidadora conta que o caso dela não foi o único acidente que aconteceu devido ao péssimo estado e a falta de segurança oferecida pela ponte. Carros e motos já caíram na estrutura e, ainda assim, até hoje nada foi feito. “A última manutenção foi feita pelos próprios moradores. Já solicitamos várias vezes que fossem feitas melhorias, mas um empurra para o outro”, afirma Ceni.
Rua precária
A falta de condições da ponte é considerada como a gota d’água para os moradores, mas não é o único problema da rua Pedro Diehl. Pelo contrário, já que a própria rua, do início ao fim, não tem pavimentação e o chão batido apresenta irregularidades durante todos os mais de 400 metros de extensão.
Moradora do local, a corretora de imóveis Mayara Ramos, de 32 anos, criticou a falta de uma solução definitiva para a rua. “Faz muitos anos que aguardamos ser feito algo, tanto para a ponte quanto para a rua. Vemos no jornal as verbas entrarem para ruas que já estão asfaltadas e aqui nada”, afirmou.
“Empurra-empurra”
A situação da rua Pedro Diehl tem sido um verdadeiro jogo de “empurra-empurra”. De um lado está a Prefeitura e, do outro, os antigos proprietários do terreno, que fizeram o loteamento. No meio de tudo está a comunidade, que anseia por uma resolução dos problemas.
Procurado pelo Diário, um dos proprietários da área em que foi instalado o loteamento foi breve ao responder que o assunto está encerrado para ele. “Quem tem que tratar desse assunto é o prefeito municipal”, afirmou.
Já a Prefeitura apresenta uma outra versão bem distinta, em que afirma que a área foi loteada de forma irregular pelos proprietários e que existe uma Ação Civil Pública tramitando na Comarca de Ivoti, onde o município busca a regularização do loteamento.
Segundo a Administração Municipal, “a manutenção da ponte, bem como a realização das demais obras de infraestrutura, é obrigação do proprietário da área, que vendeu os lotes indevidamente”, diz a nota.
Em relação ao trecho regularizado da rua, que não está asfaltado e oferece dificuldades no acesso da comunidade, principalmente nos dias de chuva, a Prefeitura informou que “a rua pedro Diehl faz parte do sistema viário municipal e existe a possibilidade de pavimentação através de emenda parlamentar ou através de pavimentação comunitária”.