Destaques

Prefeitura de Estância Velha descobre descarte irregular de produtos químicos em arroio

28/03/2021 - 18h19min

Atualizada em 28/03/2021 - 18h24min

Arroio Preto era local de descarte de produtos químicos (Créditos: Divulgação/PMEV)

Estância Velha – Após denúncia no Facebook, a Prefeitura descobriu um descarte irregular, configurado como crime ambiental, de resíduos químicos a partir de uma empresa de embalagens no Arroio Preto, bairro das Rosas. A ocorrência, neste domingo, 28, mobilizou as secretarias do Meio Ambiente e Segurança, Patrulha Ambiental da BM, Guarda Municipal e Fepam.

O registro foi feito na Delegacia de Estância Velha, e, depois, encaminhada à DPPA de São Leopoldo. De lá, retorna para a Polícia Civil de Estância, que assumirá a investigação do caso. O proprietário da empresa foi intimado a aparecer no local, e permitiu aos técnicos acessar as dependências da mesma. O material lançado no arroio foi coletado para perícia.

“Há indícios de que o depósito seja algo recente, talvez do final de semana mesmo, conforme nos foi repassado”, diz o delegado Kevin Garcia, plantonista da DPPA de São Leopoldo. O responsável pela empresa foi conduzido à DPPA, mas poderá responder criminalmente e administrativamente pelo dano ambiental causado. Um inquérito policial foi aberto para esclarecimento do caso.

Moradores teriam visto a substância ser lançada sem qualquer tratamento, em outro trecho do arroio. Seguiram o curso do material e descobriram o descarte irregular. Imagens divulgadas no Facebook pelo próprio prefeito Diego Francisco, que esteve no local e acompanhou os trabalhos, mostram algumas embalagens plásticas contendo o líquido contaminante.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário