Conecte-se conosco

Destaques

Preso homem que ameaçava donos de revendas de Ivoti

22/12/2021 - 16h13min

Foi preso na manhã de terça-feira, dia 21, em Sapiranga, um criminoso acusado de extorquir empresários e aplicar o golpe do nudes na região dos vales dos Sinos e Paranhana. A prisão aconteceu durante a Operação Timeo, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de São Leopoldo, que tinha como alvo a desarticulação do esquema.
As investigações que resultaram na prisão tiveram início após os criminosos terem feito diversas vítimas com diferentes tipos de golpes, entre os quais está a extorsão de proprietários de revenda de veículos de Ivoti. Os empresários sofriam ameaças através de contatos telefônicos e por meio de mensagens no WhatsApp.

Os golpistas se identificavam em mensagens como sendo membros da facção “Os Manos”, tentando coagir as vítimas a realizarem pagamentos. Em um dos casos, um empresário recebeu uma ligação telefônica, na qual um homem teria dito que cobraria uma “taxa para poderem trabalhar”, de todos comerciantes de veículos. O criminoso teria afirmado ainda que, caso não pagassem, os estabelecimentos comerciais seriam alvos de “tiros” e de “incêndios”. Os valores cobrados, em média de R$ 500, seriam em troca de uma suposta “segurança”.

Relação com caso em Taquara

O criminoso preso pela operação da DRACO não integra a facção e, em trechos obtidos junto à Polícia Civil, ameaçou um dos empresários afirmando que ele era o único que ainda não havia fechado com ele. “Eu não quero ter que fazer como lá em Taquara. Tu deve ter visto o que aconteceu lá, deve ter visto nos noticiários o que aconteceu com a revenda e com o piá na frente da revenda, porque desacreditaram de nós, irmão”.

Em seguida o comerciante é aconselhado a “fechar” com o farsante. “Querem fechar ‘com nós’ e ter nosso apoio e segurança, ou preferem ser nossos inimigos?”. O caso citado pelo criminoso é o do jovem de 18 anos brutalmente assassinado em frente a uma revenda em Taquara, no mês de outubro deste ano. A execução foi flagrada pelas câmeras de segurança do local e tiveram grande repercussão.

Criminoso tentou fugir

O principal investigado foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, em cumprimento de mandado de busca e apreensão. Na ação, o bandido tentou fugir pela porta dos fundos da residência, portando um revólver calibre .38 adulterado, municiado com sete cartuchos, quando foi contido pelos policiais. Na casa ainda foram localizados outros quatro cartuchos do mesmo calibre.

Já em Parobé, no Vale do Paranhana, um comparsa que emprestava a conta bancária para recebimento dos valores extorquidos das vítimas, foi conduzido à DRACO. Ele confessou a participação no esquema.

O principal alvo preso pela DRACO tem 24 anos de idade e possui vários antecedentes por tráfico de drogas e organização criminosa. Ele chegou a ser recolhido ao sistema penitenciário, porém estava em regime aberto e utilizava tornozeleira eletrônica. Junto dele foram identificados outros comparsas responsáveis por receber valores em conta bancária, sendo que alguns inclusive estão presos em regime fechado.

Outro esquema liderado pelo grupo é o chamado Golpe dos Nudes. Durante a investigação, a Polícia Civil descobriu várias vítimas em cidades do Vale do Rio dos Sinos e do Vale do Rio Paranhana. De uma das vítimas, os investigados chegaram a extorquir R$ 18 mil.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.