Destaques
Preso por furtar TV é o mesmo que furtou bicicletas e foi liberado pela Justiça em Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Alguns dias após ter a prisão preventiva por furto negada pelo Poder Judiciário, um morador de Dois Irmãos foi novamente preso na tarde de hoje cometendo o crime. O indivíduo de 28 anos foi detido em flagrante pela Brigada Militar depois de arrombar uma casa e furtar uma televisão de 42 polegadas na rua Beco do Moinho, no bairro Beira Rio; para isso ele quebrou a fechadura da porta e também a janela da residência.
A prisão ocorreu instantes depois do outro lado do Arroio Feitoria, na rua Rio de Janeiro, no bairro São João. Após cometer o crime ele saiu com a TV no ombro, envolta por um cobertor. A atitude levantou suspeitas e populares que o avistaram caminhando acionaram a Brigada Militar que estava com duas viaturas nas imediações. Ao notar a presença das guarnições ele largou o aparelho furtado em um matagal e tentou fugir mas, sem sucesso, e acabou sendo capturado pelos policiais; ele mesmo indicou o local do furto e onde deixara o objeto.
Novo pedido de prisão preventiva
Depois de ser detido ele foi levado para exames na Emergência 24h e posteriormente conduzido para a Delegacia do município para registro da ocorrência. De acordo com o delegado Felipe Borba, o sujeito será autuado em flagrante por furto qualificado. “Pediremos novamente a decretação de prisão preventiva”. Segundo a polícia ele teria, mais uma vez, furtado o item para posteriormente comprar drogas.
Mesmo confessando,
foi solto pela Justiça
O homem já havia sido preso na semana passada pela Polícia Civil suspeito pela onda de furtos de bicicletas que vinha ocorrendo no município nos últimos dias. Segundo a polícia o sujeito havia confessado o crime e, na ocasião, dissera fazer isso para comprar drogas.
A Polícia Civil, entendendo que ele deveria ser retirado do convívio social sob pena de prosseguir praticando esses delitos que afetam a sensação de segurança da comunidade, representou pela decretação da prisão preventiva. Em parecer, o Ministério Público concordou com o pedido. O Poder Judiciário, entretanto, não acolheu a representação, apenas determinando a ordem de recolhimento domiciliar noturno.
No despacho, o juiz aduziu que o sujeito estava contribuindo com a investigação, que os crimes foram praticados sem violência ou grave ameaça e que, na condição de viciado, o sujeito poderia ter solicitada sua internação compulsória para tratamento, o que poderia ser postulado pelo Ministério Público.
Viciado em crack
A prisão efetuada pela Civil, coordenada pelo delegado Felipe Borba, foi feita após angariar informes, analisar imagens de câmeras de segurança e receber elementos de convicção por meio de denúncias anônimas. Nenhum objeto furtado foi encontrado na ocasião, mas, de imediato e espontaneamente, o suspeito – que vive em uma casa no bairro Portal da Serra com sua mãe – confessou a subtração de 9 bicicletas, além de outro furto à residência recente.
Viciado em crack, o suspeito havia relatado que furtava os objetos com a finalidade de financiar a compra da droga. Referiu que costuma repassar as bicicletas por cerca de duzentos ou trezentos reais – cujos objetos chegam à valores de mercado acima de R$ 4 mil.
No fim do ano passado, este mesmo indivíduo já havia sido indiciado por dois furtos, em inquéritos já remetidos ao Poder Judiciário.