Destaques
Rede trifásica em Nova Petrópolis: instalação depende de solicitação dos moradores, diz RGE
Nova Petrópolis – Na última semana, o Diário mostrou as dificuldades enfrentadas por moradores de áreas rurais em relação à falta de uma rede de energia trifásica em localidades como Nova Harmonia, Feliz Lembrança e Santa Inês. Atualmente, alguns agricultores ainda possuem somente uma rede monofásica à disposição, porém, trata-se de uma rede fraca, que impossibilita o uso de um forno elétrico e um chuveiro ao mesmo tempo, por exemplo. Consequentemente, os produtores rurais têm dificuldades em expandir seus negócios, pois a energia não acompanha os equipamentos.
Questionada sobre quais empecilhos impedem que a rede trifásica chegue a todos, a RGE disse que as obras do setor elétrico são reguladas pela Resolução 414/ da ANEEL, que estabelece as responsabilidades das distribuidoras de energia, inclusive em relação às questões financeiras. Sendo assim, a determinação é que a distribuidora deve atender gratuitamente a solicitação de fornecimento para unidade consumidora localizada em propriedade ainda não atendida, cuja carga instalada seja menor ou igual a 50 kW, mediante extensão de rede. “A distribuidora também deve atender gratuitamente solicitações de aumento de carga de unidade consumidora, desde que a carga instalada após o aumento não ultrapasse 50 kW e não seja necessário acréscimo de fases da rede em tensão igual ou superior a 2,3 kV”, informou.
A companhia disse também que, para isso ocorrer, o cliente que precisa de aumento de carga ou nova ligação, deve entrar em contato com a RGE através dos canais de atendimento, onde será informado sobre a documentação e os procedimentos necessários. Segundo a empresa, existem 11.644 clientes ativos em Nova Petrópolis, considerando urbanos e rurais, e não há solicitação da Prefeitura para implementação de novas redes trifásicas.
O que diz a Prefeitura
De acordo com o secretário de Agricultura, Lucas da Costa de Lima, no caso de Feliz lembrança, que passou a ter a trifásica a cerca de quatro anos, a Prefeitura contratou profissionais para fazer o projeto, encaminhou para a RGE, que analisou e aprovou. Porém, isso não acontece mais hoje. A RGE é responsável pelos projetos e não aceita mais de terceiros.
No primeiro semestre de 2016, a RGE investiu R$ 1,7 milhão em Nova Petrópolis, que foram aplicados pela companhia na expansão da capacidade da rede de distribuição na zona rural no município, e cerca de um milhão foi destinado à expansão da rede trifásica. Entre os locais beneficiados estava Feliz Lembrança. Outra comunidade que recebeu os investimentos foi a do centro do Pinhal Alto, que teve acesso à rede trifásica por meio de uma rede multiplexada.
Na época, o presidente da RGE, José Carlos Saciloto Tadiello, disse que a ampliação na rede trifásica auxilia no desenvolvimento econômico. “Nossa preocupação é possibilitar um ambiente favorável ao crescimento da economia, promover o bem-estar social e desenvolvimento socioeconômico”, afirmou. Já em 2018, o município recebeu R$ 98.131,64 por meio da Consulta Popular 2016/2017, que foram destinados à ampliação de 1,426 quilômetro de rede trifásica, beneficiando 13 famílias.